Fraude no INSS: serviço para pedir reembolso de descontos indevidos começa na quarta (14)

Beneficiários que tiveram valores descontados sem autorização serão informados do direito ao ressarcimento e no dia seguinte poderão pedir ressarcimento

Reprodução: rafapress

A partir da próxima quarta-feira (14), aposentados e pensionistas que identificarem descontos indevidos em seus benefícios poderão solicitar o reembolso diretamente pela plataforma Meu INSS. A medida integra o novo plano de ressarcimento anunciado pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Junior.

Notificações começam no dia 13

Na terça-feira (13), o INSS começará a notificar os segurados que tiveram descontos associativos não autorizados. A partir do dia seguinte, no dia 14, o sistema do Meu INSS contará com dois canais de atendimento, por onde será possível verificar qual associação realizou o desconto e o valor descontado.

Como solicitar o reembolso

Se o beneficiário identificar um desconto que não reconhece, poderá registrar sua discordância com um clique, sem necessidade de anexar documentos ou preencher formulários. O processo também poderá ser feito pelo telefone Central 135.

Análise e devolução do valor

Após o registro da contestação, a associação responsável terá 15 dias úteis para apresentar provas do vínculo com o segurado, como autorização de filiação e documento de identidade. Caso não consiga comprovar, deverá devolver o valor ao INSS, que fará o repasse ao beneficiário por meio de folha suplementar, diretamente na conta em que o benefício é depositado.

Se a associação não realizar a devolução no prazo, será acionada judicialmente pela Advocacia-Geral da União (AGU).

O INSS alerta que todas as comunicações oficiais serão feitas exclusivamente pelo Meu INSS. Mensagens recebidas por outros canais devem ser desconsideradas.

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...