Ouvindo...

Saiba quem é Gutto Xibatada, cantor que morreu vítima de mpox em Belém

Gutto completaria 40 anos neste domingo (27), mas faleceu por complicações com a varíola dos macacos (mpox)

Gutto Xibatada

O cantor paraense Gutto Xibatada de 39 anos, morreu na última terça-feira (22) vítima de mpox (monkeypox) em um hospital de Belém, no Pará. A informação foi confirmada pela família do artista.

Augusto Demétrio Neto era natural de Belém, no Pará, onde era conhecido pela ‘Varanda Xibatada’ que realizava durante o Círio de Nazaré. Ele reunia amigos e convidados para ver a procissão religiosa.

Gutto completaria 40 anos neste domingo (27). A irmã dele revelou que ele provavelmente foi contaminado com a doença no Ano Novo, mas optou por não tornar público o diagnóstico.

Em um mês, o quadro do cantor se agravou e, no dia 22, ele foi internado no Hospital Pronto Socorro Mario Pinotti, em Belém, direto no Centro de Terapia Intensiva, com febre e convulsões. Ele não resistiu e morreu por volta das 17h.

Segundo ela, Gutto já não se alimentava nos dias que antecederam sua morte e respirava com dificuldade, uma vez que as bolhas causadas pela doença obstruíram as vias respiratórias e a garganta dele.

“Foi muito rápido, uma situação muito delicada, e o meu irmão não queria em nenhum momento se expor. Estão fazendo posts desnecessários, dizendo que ele foi enterrado às pressas. Não teve nada disso, gente”, disse a irmã do cantor, em uma série de vídeos publicada nas redes sociais.

Leia também

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém informou à CNN que o cantor foi atendido inicialmente e orientado a continuar o tratamento em uma unidade especializada. No dia 22, ele retornou já em estado crítico.

Neste domingo (27), às 17h30, na Igreja Basílica de Nazaré, haverá uma Missa em memória de Gutto. O corpo dele foi sepultado na quinta-feira (24).

O que é a mpox?

A mpox, também conhecida como monkeypox ou varíola dos macacos, é uma doença viral transmitida pelo contato com uma pessoa infectada e que pode causar sérias complicações, levando até mesmo à morte. O período de incubação da doença é de seis a 13 dias, podendo variar de cinco a 21 dias.

Os sintomas, geralmente, são: febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio, fraqueza, erupções cutâneas ou lesões na pele e adenomegalia (linfondos inchados popularmente conhecido como íngua).

Fonte: Ministério da Saúde e Instituto Butantan

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.