O cantor Augusto Demétrio Neto, conhecido como Gutto Xibatada, de 39 anos, morreu na terça-feira (22), vítima de mpox, a varíola dos macacos. A informação foi confirmada pela família.
Uma irmã dele contou que o cantor provavelmente contraiu a doença na virada do ano, mas que ele optou por não tornar público o diagnóstico. Ele chegou a viajar enquanto estava com a doença, que é altamente contagiosa.
Apesar da suspeita de ter contraído a doença no Ano Novo, ele começou a ter sintomas um mês antes da morte, no período em que viajou para o Rio de Janeiro e pela Bahia. Gutto estava internado no Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti.
O cantor teve vários sintomas graves, segundo a familiar, e teve um ‘agravamento forte’ na madrugada do dia 22, quando faleceu. Ele tinha um histórico de doenças respiratórias e isso agravou o quadro dele.
Gutto Xibatada estava internado em estado grave
“Foi muito rápido, uma situação muito delicada, e o meu irmão não queria em nenhum momento se expor. Estão fazendo posts desnecessários, dizendo que ele foi enterrado às pressas. Não teve nada disso, gente”, disse a irmã do cantor, em uma série de vídeos publicada nas redes sociais.
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém informou à CNN que o cantor foi atendido inicialmente e orientado a continuar o tratamento em uma unidade especializada. No dia 22, ele retornou já em estado crítico.
Neste domingo (27), às 17h30, na Igreja Basílica de Nazaré, haverá uma Missa em memória de Gutto. O corpo dele foi sepultado na quinta-feira (24).