A Justiça de SP, atendendo a um pedido do MPSP, deu nesta quinta-feira (24), o prazo de 45 dias para que o município de Sorocaba providencie a transferência do elefante Sandro para um santuário no Estado do Mato Grosso especializado no atendimento à espécie.
Atualmente o elefante vive no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, no interior paulitas, e está desde 2020 sem a companhia de outro animal da mesma espécie. Segundo a Promotoria, essa condição de isolamento, aliada à limitação de espaço e exposição contínua a visitantes, compromete seriamente o bem-estar do bicho.
Sandro tem 53 anos e é o único elefante macho asiático no Brasil. Ele também é o morador mais antigo do zoo de Sorocaba, vivendo no recinto há 43 anos.
Segundo a sentença, o translado até o Santuário de Elefantes Brasil, localizado na Chapada dos Guimarães, MT, deve acontecer com planejamento técnico detalhado, incluindo medidas como acompanhamento por médico veterinário experiente em grandes mamíferos, adaptação prévia do animal ao contêiner de transporte e monitoramento clínico contínuo durante o percurso.
O santuário mato-grossense, por outro lado, apresenta estrutura mais compatível com as necessidades do elefante, dispondo de amplo espaço e estrutura física, manejo especializado e possibilidade de convivência adequada com outros animais de sua espécie. Além disso, o local não permite contato intenso com o público.
A sentença destaca que os argumentos da administração de Sorocaba para justificar a manutenção de Sandro na cidade do interior paulista, alegando riscos de transporte e exposição a agentes infecciosos, foram derrubados a partir de dados técnicos, dotados de solidez e segurança suficientes para formação do convencimento do Juízo.
A prefeitura de Sorocaba enviou uma nota informando que não foi notificada sobre a ordem judicial, mas deve recorrer à decisão, pois o município entende que o elefante Sandro é bem cuidado no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros e a sua transferência apresenta risco para o animal.
Santuário de Elefantes Brasil
A Associação Santuário de Elefantes Brasil (SEB) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que resgata elefantes cativos em situação de risco, oferecendo-lhes o espaço, as condições e os cuidados necessários para que possam se recuperar física e emocionalmente dos anos passados em cativeiro. O Santuário está localizado no município de Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.
O SEB é uma colaboração da Associação Santuário de Elefantes Brasil (SEB) e duas renomadas organizações internacionais de defesa e estudo dos elefantes: ElephantVoices e Global Sanctuary for Elephants. Atualmente, o Santuário tem seis habitantes: Maia, Rana, Mara, Bambi e Guillermina (elefantas asiáticas) e Pupy (elefanta africana), todas resgatadas após décadas de suas vidas trabalhando em circos e zoológicos.