A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou uma
O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, irá expressar o sentimento da Conferência diante da
“O primeiro papa latino-americano: simples, atento as periferias, guiado pelo evangelho da misericórdia. Um papa que caminhava com o povo, que ouvia antes de falar e servia antes de ser servido”, declarou o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.
O bispo destacou que a memória do papa permanece viva no Brasil, especialmente com a Jornada Mundial da Juventude realizada no país em 2023. Além de ser o primeiro país visitado pelo papa.
“Hoje o papa nos deixou mas reconhecemos que foi uma benção para todos os seus gestos: lavando pés de presos, acolhendo imigrantes, visitas à tantas periferias, destacando sua angustia diante de tantas guerras e sempre pedindo pela paz mundial”, citou algumas das grandes ações do papa ao longo dos 12 anos de papado;
Ao lado do dom Ricardo Hoepers estava o arcebispo italiano e diplomata da Santa Sé, Giambattista Diquattro. Segundo ele agora é o momento de focar na despedida e sepultamento do papa e só após os nove dias pensar em conclave.
A CNBB informou que será realizada uma missa na Igreja Catedral de Brasília na quarta-feira (23), às 14h15, em homenagem ao papa. Mais detalhes serão repassados pela CNBB e pela Arquidiocese de Brasília.
Sobre a Assembleia Geral da CNBB marcada para começar no dia 30 de abril, ainda não se sabe se será adiada ou não. Segundo dom Ricardo Hoepers haverá uma reunião extraordinária nos próximos dias para definir.