Fortes chuvas atingiram a região do ABC Paulista na tarde deste sábado (19), provocando uma série de transtornos e prejuízos para os moradores.
A intensidade da precipitação foi tão significativa que, em apenas duas horas, Diadema registrou um volume de chuva equivalente ao esperado para 24 dias, ultrapassando os 84 milímetros. Essa condição climática extrema resultou em diversos pontos críticos em várias cidades da região.
Veja imagens: pic.twitter.com/8YjemBsjxY
— Itatiaia (@itatiaia) April 20, 2025
Em Diadema, os alagamentos se tornaram um problema generalizado, afetando importantes vias como a Avenida Casa Grande, Avenida Conceição, Avenida Fábio Eduardo Ramos, Avenida Piraporinha, Avenida Ulisses Guimarães e Avenida São José..De acordo com a CNN Brasil, na Avenida São José, a água invadiu uma farmácia e arrastou motocicletas estacionadas nas proximidades. O córrego Ribeirão Capela, transbordou.
Outras cidades também sofreram com o acúmulo de água, como Santo André, com 79 milímetros de chuva registrados, e São Caetano do Sul, onde houve alagamentos na Rua Tietê, Avenida José Salgustiano e Avenida Lions. Em São Bernardo do Campo, o bairro Pauliceia ficou completamente alagado.
Deslizamentos
Outro grave impacto das chuvas foram os deslizamentos de terra. Em Mauá, um deslizamento ocorreu na parte de trás da EMEI Frajola e também em uma residência, felizmente sem deixar feridos, desalojados ou desabrigados até o momento, conforme informações da Defesa Civil. A gravidade da situação pode ser dimensionada pelo número de chamados recebidos pelo Corpo de Bombeiros, que contabilizou ao menos 68 ocorrências de desmoronamento ou desabamento em toda a região do ABC.
Capital paulista
A capital esteve em
Os ventos chegaram a 433 km/h na estação Carandiru no meio da tarde deste sábado.
(Com informações da CNN Brasil)