É comemorado hoje, 19 de março, o dia de São José, padroeiro dos trabalhadores e das famílias. Para a Igreja Católica, o santo é reconhecido como um importante intercessor e protetor. Em 1870, o Papa Pio IX declarou São José como padroeiro da Igreja Católica.
São José: Protetor da Sagrada Família e da Igreja Católica
Segundo a bíblia,
Para respeitar a Lei Da Torah, que diz respeito aos cinco primeiros livros da Bíblia hebraica, que contêm os fundamentos da lei judaica, usado como guia de conduta, José quase deixou Maria quando soube da gravidez. Mas o santo recebeu a visita de um anjo em sonho e recebeu o aviso de que Jesus era filho de Deus. Depois disso, José acolheu a mulher e protegeu a criança.
Embora o santo seja mencionado na Bíblia apenas algumas vezes, sua importância como uma figura central na história da salvação é bastante reconhecida.
“São José é associado na história da igreja a uma figura de providência, já que carpinteiro, um homem que se santificou no trabalho, é também lido como um exemplo a cada um de nós para que compreendamos os nossos ofícios e temos os desgostos, hein, no ambiente de trabalho. O nosso trabalho deve ser uma oferta divina, o desempenho redentor de uma atividade que pode transformar a nós mesmos, os outros e o mundo”, Padre Samuel, colunista da Itatiaia.
Histórico da Data
De acordo com o Vaticano, a adoração pelo Santo aumentou quando no século XV quando o chanceler da basílica de Notre Dame, em Paris, começou a dedicar uma festa à São José.
No ano de 1948 o Papa Sisto IV aprovou para que a celebração acontecesse no dia 19 de março. Já em 1621, o Papa Gregório XV tornou a data obrigatória.
Apesar da data não ser feriado, todos os anos, o santo é celebrado em lugares como Fortaleza e demais cidades do Ceará, e do Brasil, pois os fiéis reconhecem essa data como importante.
Nesse 19 de março, acontecem missas, procissões, novenas e feiras em celebração ao santo.