Ouvindo...

Previsão do tempo: Guarapari (ES) pode ter calorão de 35 °C neste domingo (9)

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade que atrai turistas mineiros deve ter calor intenso e sem chuva

Pode chover em Guarapari no feriado

Quem pretende curtir uma praia neste domingo (9) em Guarapari, no Espírito Santo, se preparem, pois, o tempo segue estável em todas as regiões, com predomínio do sol. Não há chances de chuva e a mínima será de 24 °C com máxima de 35 °C. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), no restante do estado, o sol predomina e não há previsão de chuva.

Na Grande Vitória, o dia será de sol com poucas nuvens, sem chances de precipitação. As temperaturas variam entre 23 °C e 35 °C. Na Região Serrana, sol e poucas nuvens. Não chove. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 19 °C e máxima de 32 °C.

Na segunda-feira (10), o sol aparece entre nuvens, e há possibilidade de chuva passageira à tarde no extremo sudoeste do Estado. No restante do Espírito Santo, o tempo segue firme, com ventos de moderada intensidade no litoral da região Sul.

Vale lembrar, que a temperatura mais alta registrada, foi no município de Cachoeiro de Itapemirim, em 31 de outubro de 2012, houve o registro de 43,0 °C. Na capital Vitória, o maior registro de temperatura foi de 39,6 °C, em 25 de fevereiro de 2006, há exatos 19 anos.

Instalada no ano de 1924, atualmente, a estação convencional de Vitória, localizada na Ilha de Santa Maria é a estação com maior tempo de operação no Estado, com 100 anos de registros de dados quando foi desativada no ano de 2023.

Frente fria chega nos próximos dias

O calorão que atinge várias regiões do Brasil há semana deve perder intensidade a partir do próximo final de semana em razão da chegada de uma frente fria. A previsão é do instituto Climatempo.

“No Sudeste, incluindo São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o impacto será pequeno, com variações menores. As temperaturas continuarão elevadas, e qualquer resfriamento será passageiro, sem mudanças expressivas na sensação térmica. Essa transição, evidenciada na imagem da anomalia de temperatura, reforça a influência da incursão do ar polar e seu papel na quebra do padrão de calor intenso que predominava desde fevereiro”, destaca nota.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.