A nova
O vídeo foi registrado por um homem que passava no local. Nas redes sociais, a publicação viralizou e ultrapassou mais de 270 mil visualizações.
“Derreteu os cones da prefeitura, rapaz. Que barbaridade. Meu deus! Olha ali, aquele se ferrou mesmo, velho”, disse o homem.
A reportagem procurou a prefeitura da cidade, que por meio de nota disse que os “cones teriam cedido em razão da exposição ao sol e ao asfalto quente durante três dias”. Os cones de trânsito foram colocados na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade na última sexta-feira (7).
📽️Reprodução | Redes Sociais pic.twitter.com/6JqZC03nRi
— Itatiaia (@itatiaia) February 12, 2025
“Devido ao calor, eles acabaram ficando cedendo”, disse o órgão, que acrescentou ainda que os cones foram substituídos nesta segunda-feira (10).
Na sexta-feira (7), cidade registrou 37 °C
Naquela sexta-feira (7),
No último domingo (19), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul suspendeu a volta às aulas em 2.320 escolas da rede estadual. Porém, a Justiça aceitou o recurso do governo do estado e derrubou a decisão liminar que adiava o início das aulas na rede estadual de ensino. Com isso, as escolas devem reabrir nesta quinta-feira (13).
Áreas do sudoeste rio-grandense, Oeste catarinense, Centro Ocidental rio-grandense, Noroeste rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste rio-grandense, Nordeste rio-grandense e Centro Oriental rio-grandense estão em alerta para as altas temperaturas.
A previsão é de que a temperatura fique cerca de 5 °C acima da média por um período maior do que cinco dias, o que pode causar risco à saúde.
Onda de calor no Brasil
O mês de fevereiro começa com altas temperaturas e uma nova onda de calor em diversas regiões do Brasil, segundo a Metsul. A segunda onda de calor do ano irá atingir principalmente a região Sul e parte da região Centro-Oeste.
O Inmet cita risco à saúde da população, com temperatura 5 °C acima da média por período maior do que 5 dias. Conforme o instituto MetSul, que algumas cidades podem ter índices de calor (ou sensação térmica) perto e acima de 50 °C até esta quarta-feira (12). “Diferentemente da temperatura do ar circulante, o índice de calor é um valor que representa a temperatura aparente para o corpo humano ao considerar tanto a temperatura do ar quanto a umidade relativa”, explica.
Nota da prefeitura de Santa Maria:
“A Prefeitura de Santa Maria esclarece que os cones teriam cedido em função da exposição durante cerca de 3 dias ao sol e ao asfalto quente. Os sinalizadores, que são emborrachados, estavam no estacionamento da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, localizada na Avenida Medianeira, e foram colocados na tarde de sexta-feira (7), permanecendo no local durante todo o fim de semana. Por isso, acabaram ficando flexíveis e cedendo, também por causa de uma corrente que protege o estacionamento. Os cones foram retirados na manhã desta segunda-feira (10), descartados e substituídos”, disse eles.