O MEC (Ministério da Educação) vai divulgar nesta terça-feira (4), a
Os inscritos deverão conferir o resultado pelo
De acordo com o
Depois das duas chamadas, o candidato que ainda não foi pré-selecionado ou teve sua reprovação por não formação de turma pode manifestar interesse em participar da lista de espera do ProUni.
Datas do ProUni 2025 do 1º semestre:
- Resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro
- Resultado da segunda chamada: 28 de fevereiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 março
- Resultado da lista de espera: 1º de abril
Quem tem interesse em cursar em uma instituição privada, pode requerer o Prouni — programado oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Quem pode se candidatar no Prouni?
Só pode ser candidato o estudante que tenha participado de uma das duas últimas edições imediatamente anteriores ao processo seletivo do Prouni e obteve, no mínimo, 450 pontos na média das 5 (cinco) notas do exame, além de nota na redação maior do que zero.
Os resultados do Enem são usados como critério na distribuição das bolsas de estudo, isto é, as bolsas são concedidas conforme as notas obtidas pelos estudantes no exame.
Outros critérios
Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve atender a pelo menos uma das condições abaixo:
- Tenha cursado:
- o ensino médio integralmente em escola da rede pública.
- o ensino médio integralmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
- O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista parcial da própria escola ou sem a condição de bolsista.
- o ensino médio integralmente em instituição da rede particular, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
- Ser pessoa com deficiência.
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura e pedagogia. Nesses casos, não há requisitos de renda.