Depois de passar pela etapa de lançamento de notas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos que não foram classificados na chamada regular aguardam a divulgação da lista de espera. A convocação dos aprovados na lista de espera acontece a partir do dia 12 de fevereiro e vai até o dia 30 de setembro.
O Ministério da Educação é responsável por divulgar a data de início da convocação dos candidatos que estão na lista de espera. Depois, para conferir a colocação e prazos para matrícula, o estudante deve se informar diretamente nos sites das universidades em que manifestou interesse em participar da lista de espera.
As instituições têm até 6 de fevereiro para lançar no sistema as vagas ocupadas no Sisu. Vale lembrar que o candidato deve se atentar para as condições, os procedimentos e os documentos para matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.
Outras possibilidades além do Sisu
Além do Sisu, os estudantes podem ingressar em faculdades por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Leia também:
Governo anuncia Pé-de-Meia para estudantes universitários; entenda Jovem com nota para entrar em 86 faculdades pelo Enem em Medicina tem dois diplomas: ‘Sempre fui muito estudiosa’
As inscrições para o
- Para mais informações sobre o Fies, acesse
aqui .
Já o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
O prazo se inscrever no Prouni já passou, mas o candidato ainda pode manifestar interesse na lista de espera, nos dias 26 e 27 de março. A segunda chamada será divulgada no dia 26 de março.
- Para mais informações sobre o Prouni, acesse
aqui .