O motorista Fábio Mesquita, de 47 anos, da empresa Cruz de Malta, detalhou à Itatiaia, na manhã desta segunda-feira (12) a
A carga saiu de Atibaia, no interior de São Paulo, no dia 9 de outubro de 2025, e tem como destino final o município de Edealina, em Goiás.
Para viabilizar a continuidade do trajeto, a carreta foi desmontada em um posto de combustíveis desativado às margens da BR-452, no município de Bom Jesus (GO).
No local, foi realizado o transbordo do equipamento para outro conjunto de veículos. Segundo o motorista, a mudança foi necessária por questões estruturais da rota.
“Tem uma ponte nesse sentido que não iria suportar esse peso de 636 toneladas. Foi passada para essa carreta aqui agora que é uma 24 eixos e, agora, é mais dois caminhões. Aqui o peso caiu para 345 toneladas. Então, uma grande redução de peso. E tem lugar que aquela carreta não iria chegar também”, explicou.
Fábio Mesquita destacou que, mesmo se tratando de uma operação longa, não há necessidade de troca de motoristas.
“Não há necessidade de troca de motorista. O trajeto nosso é curto. Aqui, um trecho bom, dá para rodar uns100 km por dia. Porque é uma carga que tem que ir devagar devido ao seu peso. É uma pista que não tem acostamento. Então, tudo é feito com muita responsabilidade. O importante é chegar com a carga lá e respeitar os usuários para não machucar ninguém”, afirmou.
O motorista assumiu a condução da carreta em outubro, no município de Perdões, em Minas Gerais. Durante as festas de fim de ano, a equipe interrompeu temporariamente a operação.
“No Natal e no Ano Novo, todos nós fomos para casa. Passamos Natal e Ano Novo com a família e retornamos aos trabalhos no dia 5”, contou.
Nesta segunda-feira (12), o comboio segue em direção ao município de Vicentinópolis (GO). A previsão é que o sistema de moagem chegue ao destino final, em Edealina, nesta terça-feira (13).