Ouvindo...

Confira como fica o tempo neste sábado (18) em Prado, na Bahia

Máxima na cidade será de 30 °C com poucas nuvens; de acordo com o Climatempo áreas dos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia registra maiores acumulados de chuva.

Confira como fica o tempo neste sábado (18), em Prados, na Bahia.

O ano de 2025 começou com chuvas em áreas isoladas do Nordeste brasileiro, o que é um alívio para a população que sofre com seca e calor. Ao longo dos próximos dias, a região será marcada por pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes devido ao aumento de umidade em praticamente toda a região.

Mas, em Prado, na região Sul da Bahia, este sábado (18) deve ser de calorão.

De acordo com o Climatempo, o dia será de muito sol com névoa fraca ao amanhecer e a noite. A temperatura máxima será de 30 °C, já a mínima, 23 °C.

Ainda conforme o órgão, a chuva deve voltar neste domingo (19). O motivo da chuva durante o período de janeiro, é a combinação de sistemas meteorológicos, que podem favorecer volumes expressivos de chuva na porção mais ao norte da região, incluindo o semiárido entre os dias 15 e 17 de janeiro. Destacam-se as áreas dos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia com maiores acumulados.

Leia também

Já na faixa leste, também há previsão de chuvas embora com menores acumulados.

Chuva na Bahia

A forte chuva que atingiu várias regiões da Bahia desde o último fim de semana permanece em cidades do norte, sul, sudoeste e oeste do estado. Entre a noite dessa quarta (15) e essa quinta-feira (16), algumas localidades registraram alagamentos nas ruas, enxurradas e inundações em prédios.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil Estadual (Sudec), 14 municípios já decretaram situação de emergência e algumas receberam ajuda humanitária.

O governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), sobrevoou três cidades afetadas pelo temporal na região sul nesta quinta e afirmou que diversos órgãos do estado se dedicam a prestar apoio à população. Ele também relatou que está em contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros como Rui Costa, da Casa Civil, e Wellington Dias, da Cidadania.

Confira as cidades com decreto de situação de emergência por causa das chuvas:

  1. Jaguaquara, Decreto Nº 152, publicado em 11/01
  2. Maiquinique, Decreto Nº 28, 12/01
  3. Itajuípe, Decreto Nº 148, 13/01
  4. Floresta Azul, Decreto Nº 39, 13/01
  5. Coaraci, Decreto Nº 8090, 13/01
  6. Aurelino Leal, Decreto Nº 77, 13/01
  7. Firmino Alves, Decreto Nº 76, 13/01
  8. Rio Real, Decreto Nº 184, 14/01
  9. Itororó, Decreto Nº 31, 14/01
  10. Itambé, Decreto Nº 50, 14/01
  11. Itapebi, Decreto Nº 24, 13/01
  12. Ubatã, Decreto Nº 859, 15/01
  13. Andorinha Nº 166, 15/01
  14. São Domingos Nº 19 15/01

A Defesa Civil já enviou ajuda humanitária para a população de Maiquinique, Itajuípe, Ubatã, Aurelino Leal, Itambé e Andorinha.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.