Ouvindo...

Corregedoria da PM de SP faz operação contra policiais acusados de envolvimento com o PCC

Entre os alvos está um cabo da ativa identificado como autor dos tiros que mataram o delator Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP)

A Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo realiza, nesta quinta-feira (16), uma operação para prender policiais militares acusados de envolvimento com o PCC. São cumpridos 15 mandados de prisão preventiva, além de 7 mandados de busca e apreensão em endereços na capital paulista e na Grande São Paulo.

Entre os alvos está um cabo da ativa da PM identificado como autor dos tiros que mataram Antonio Vinícius Lopes Gritzbach, delator executado em novembro de 2024 no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

Na delação premiada que fez ao Ministério Público de São Paulo, Gritzbach, que é acusado de envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro e em um duplo homicídio, entregou o nome de pessoas ligadas ao PCC e acusou policiais de corrupção e de fazerem lavagem de dinheiro para a facção criminosa.

A investigação da Corregedoria da PM paulista começou depois de uma denúncia anônima recebida em março do ano passado que apontava possíveis vazamentos de informações sigilosas que favoreciam criminosos ligados ao PCC, evitando, assim, prisões e prejuízos financeiros.

Foi descoberto, ainda, que policiais prestavam escolta para criminosos, como é o caso de Gritzbach.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.