Ouvindo...

Anvisa alerta para golpe contra serviços de estética que utiliza o nome do órgão; entenda

Golpistas ameaçavam as vítimas alegando que a falta de regularização do Procedimento Operacional Padrão poderia gerar penalidades

A suspensão havia sido determinada pela Anvisa no dia 21 de abril, após identificação de falhas graves na fabricação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta terça-feira (14) sobre um golpe que tem sido aplicado em donos de serviços e estética e de embelezamento utilizando o nome da instituição. Segundo a Anvisa, um site estaria enviando uma mensagem alegando que os estabelecimentos estavam irregulares e precisavam obter o Procedimento Operacional Padrão (POP).

Leia mais:

No comunicado, o órgão explicou que o endereço eletrônico utilizado para enviar essas mensagens (emissoes.anvisa@rtpd.com.br) é falso e que a Anvisa não emite o POP. Além disso, o órgão também informou que não realiza nenhum atendimento por meio do endereço https://rtpd.com.br/vigilancia_sanitaria/, que também é falso.

Os golpistas ameaçavam as vítimas alegando que a falta de regularização poderia gerar penalidades e, a partir daí, induziam o usuário a clicar em links suspeitos. “O referido site, apesar de utilizar informações retiradas do portal da Anvisa e, inclusive, redirecionar o usuário ao portal oficial, não tem nenhuma ligação com a Anvisa”, aponta o órgão.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento