Ouvindo...

Veja imagens dos destroços do avião que saiu da pista e explodiu na praia de Ubatuba em SP

A Defesa Civil informou que cinco viaturas e 12 bombeiros atuam no local; acidente aconteceu durante a manhã desta quinta-feira (9) e o piloto da aeronave morreu.

Fotos e vídeos mostram o momento da queda do avião e como a aeronave ficou completamente destruído após cair na manhã desta quinta-feira (9) em Ubatuba, no Litoral norte de São Paulo. O piloto, que ficou preso as ferragens não resisitu aos ferimentos e morreu no local. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade. Nas fotos é possível ver diversas pessoas próximas do avião que ficou ‘encalhado’ na beira da praia.

A Rede Voa, que administra o aeroporto, informou que o avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar em Ubatuba. Segundo a concessionária, “as condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada”.

Um vídeo flagrou o exato momento em que um avião aeronave sai da pista, “atravessa” uma avenida e explode na praia. Ao todo foram 8 vítimas, sendo 5 na aeronave (3 adultos e duas crianças) e três pessoas que passavam na pista de skate. O avião acidentado é um bimotor a jato modelo Cessna Citation. A aeronave tem capacidade para oito pessoas, sendo um tripulante. De acordo com registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião tinha situação normal de aeronavegabilidade, mas não tinha autorização para fazer táxi aéreo.

No momento da explosão, é possível ver que diversos carros, caminhões e pessoas estavam próximos ao local. Segundo o GBMAR, o Grupamento de bombeiros Marítimo da Polícia Militar de São Paulo, houve uma “excursão” de pista, que ocorre quando a aeronave sai da pista durante a decolagem.

Vídeo: veja momento em que avião sai da pista e explode na praia de Ubatuba em SP.

Leia também

Imagens gravadas por testemunhas mostram destroços da aeronave pegando fogo na faixa de areia da Praia do Itaguá. Equipes das forças de segurança trabalham na ocorrência e ainda não há confirmação sobre vítimas. O acidente aconteceu próximo ao aeroporto da cidade, no Centro.

Situação do avião

A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para oito passageiros, além de dois pilotos. Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade ‘normal’.

Trajetória do avião que caiu em Ubatuba (SP).

Segundo a prefeitura, o acidente ocorreu na orla da praia do Cruzeiro, próximo a uma pista de skate. O avião acidentado é um bimotor a jato modelo Cessna Citation.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.
Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo