O avião que caiu na orla da praia do Cruzeiro, em Ubatuba, no Litoral de São Paulo, não tinha autorização para fazer táxi aéreo. A aeronave Cessna Citation, de prefixo PR-GFS, modelo 525, fabricada em 2008, tinha apenas situação normal de aeronavegabilidade, conforme registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O piloto do avião que ficou preso as ferragens, não resistiu e morreu.
De acordo com a Prefeitura da cidade
Situação do avião
A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para oito passageiros, além de dois pilotos. Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade ‘normal’.
De acordo com o
Trajetória do avião que caiu em Ubatuba (SP).
Responsável pela administração do aeroporto, a Rede Voa confirma que o avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar em Ubatuba. “As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada”, destacou.
Nota da FAB
Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo (SP), foram acionados, nesta quinta-feira (09/01), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-GFS, no município de Ubatuba (SP).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Nota da Prefeitura de Ubatuba-SP
A Prefeitura de Ubatuba confirma a queda de uma aeronave de pequeno porte na orla da praia
do Cruzeiro, próximo à pista de skate, na manhã desta quinta-feira, 9. A matrícula da aeronave é PR-GFS.
Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança, bombeiros e Polícia Militar já estão no local, isolando e fazendo a retirada das vítimas.
Até o momento, temos informações 8 vítimas, sendo 5 na aeronave (3 adultos e duas crianças) e três pessoas que passavam na pista de skate. Às 11h23, foi confirmado um óbito: o do piloto.