Ouvindo...

Investidores em renda fixa no Brasil ultrapassam os 100 milhões

O número de investidores aumentou em 20% e superou um valor total R$ 2,9 trilhões, segundo dados da B3

O número de investidores no mercado de renda fixa no Brasil atingiu o marco de 100 milhões, com um volume total superior a R$ 2,9 trilhões. Este feito representa um aumento de 20% registrado entre o segundo trimestre de 2024 e 2025.

A mudança, significativa no cenário de investimentos nacional, é atribuída principalmente ao desenvolvimento das plataformas de investimento e o cenário macroeconômico. Os dados são da b3 e divulgados pela CNN.

A democratização do acesso a diversos veículos de investimento em todo o país também garantiu a expansão, com plataformas atraindo desde pequenos até investidores mais sofisticados.

Leia também

Outro fator é o crescimento da renda real das famílias brasileiras, seja por transferência de renda ou por questões econômicas, além da taxa Selic, estabilizada em 15% e que impulsionou investidores para instrumentos mais conservadores.

No entanto, apesar do expressivo crescimento no número de investidores, o ticket médio ainda permanece baixo, característico de um país em desenvolvimento.

Para o próximo ano, espera-se uma redução da taxa básica de juros e uma diversificação maior no mercado.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo