Ouvindo...

STJ reverte decisão e absolve Marcão do Povo por injúria racial contra Ludmilla

Ao analisar o caso, ministra considerou um dos argumentos da defesa do apresentador e compreendeu que havia problemas em uma das provas utilizadas no processo, que correu sob segredo de justiça. A Itatiaia teve acesso à decisão

Apresentador Marcão do Povo chegou a ser condenado pela Justiça do DF em 2023

A ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), atendeu a um pedido do apresentador Marcos Paulo Ribeiro de Morais, o Marcão do Povo, e o absolveu da condenação por injúria racial contra a cantora Ludmilla. Trata-se do processo ao qual o comunicador foi condenado após se referir à artista, durante programa em TV aberta, como “pobre macaca”, em 2017.

Em 2021, Marcão do Povo chegou a ser absolvido pelo 3ª Vara Criminal de Brasília no processo movido pela cantora e pelo Ministério Público do DF.

Dois anos depois, em junho de 2023, a 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) atendeu a um recurso de Ludmilla e condenou o apresentador a 1 ano e 4 meses de prisão, em regime aberto, por injúria racial. Além disso, o apresentador deveria indenizar a cantora em R$ 30 mil.

Após ter um recurso especial negado pelo TJ-DF, a defesa de Marcão do Povo acionou o STJ pedindo a reconsideração da condenação. O processo correu sob segredo de justiça. A Itatiaia teve acesso à decisão.

Leia também

Ao analisar o caso, a ministra Daniela Teixeira considerou um dos argumentos da defesa do apresentador e compreendeu que havia problemas em uma das provas utilizadas no processo: a condenação no TJ-DF baseou-se em um vídeo editado.

“É temerosa a aceitação de vídeo editado para sustentar um decreto condenatório em que foi excluída toda a fala do recorrente, havendo ênfase em determinadas expressões sem a devida contextualização”, diz a ministra, em decisão publicada em 19 de dezembro.

Em nota enviada à Itatiaia, o advogado Bernardo Braga, que integra a defesa da Ludmilla, informa que vai recorrer da decisão e que “confia que o colegiado do STJ, tribunal da cidadania, reverterá a decisão, julgando a conduta do acusado criminosa e preconceituosa, impedindo, assim, um imenso retrocesso para a luta contra o racismo no País”.

A Itatiaia tenta contato com a equipe de Marcão do Povo.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.