Após queda de ponte, desvio entre Tocantins e Maranhão pode chegar a 316 km de extensão

Ponte Juscelino Kubitschek, na BR-010, ligava os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO)

Ponte Juscelino Kubitschek, na BR-010, ligava os municípios de Estreito, no Maranhão, a Aguiarnópolis, no Tocantins

O desvio proposto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) como rota alternativa entre o Maranhão e o Tocantins após a queda de uma ponte na divisa entre os dois estados pode chegar a 316 quilômetros de extensão. A ponte Juscelino Kubitschek, na BR-010, ligava os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).

A estrutura desabou por volta das 14h deste domingo (22). Agora, para ir de uma cidade a outra, a alternativa principal apresentada pela PRF envolve uma passagem por Imperatriz, a segunda maior cidade maranhense. Assim, a distância entre as duas cidades, que era menor que 1 quilômetro usando a ponte, ultrapassou os 300 quilômetros.

Além desse caminho, há uma segunda opção, segundo a PRF. A corporação lembra que, a partir de Araguaína (TO), o motorista pode seguir sentido os municípios maranhenses de Carolina, Estreito e Imperatriz. O detalhe é que esse percurso deve ser feito por balsa, o que o torna mais demorado.

Leia também

A ponte Juscelino Kubitschek cruzava o rio Tocantins. Os governos do Maranhão e do Tocantins mobilizaram autoridades de segurança e de defesa civil para buscas de possíveis vítimas do desabamento. Segundo a PRF, três caminhões caíram na água.

O rio Tocantins tem uma profundidade de cerca de 50 metros. Mergulhadores especializados foram deslocados para o local do incidente.

Autoridades federais nos ministérios dos Transportes e da Integração Nacional já foram acionadas.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.

Ouvindo...