Um dos cientistas mais importantes do Brasil, Rogério Cezar Cerqueira Leite, morreu neste domingo (1°) em Campinas, em São Paulo, aos 93 anos. Conforme o Hospital Centro Médico, Leite estava internado desde o dia 18 de novembro devido a uma parada cardíaca.
Leite atuou anos como pesquisador nos ramos da física e da engenharia, foi professor emérito da Unicamp e também ajudou na criação do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron. O intelectual ainda participou do Conselho Editorial do jornal Folha de S. Paulo.
Nas redes sociais, o presidente Lula lamentou o falecimento de Leite. “Rogério Cerqueira Leite foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil. Engenheiro e físico, contribuiu ensinando, pesquisando e criando departamentos e centros de pesquisa em diversas universidades brasileiras, em especial na Unicamp”, escreveu.
O presidente também destacou a influência política exercida por Leite. “Teve forte atuação também na formatação e defesa das políticas para ciência e na defesa da democracia, de um estado forte e a favor da justiça social em nosso país. Em 93 anos de vida deixou contribuições em tantas àreas, que seu legado continuará dando frutos e não será esquecido. Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Rogério Cequeira Leite”, finalizou.