Ouvindo...

São Paulo tem tempo instável ao longo do feriado de Proclamação da República

Nesta sexta-feira (15), a chuva deve chegar entre o final da tarde e o decorrer da noite

Feriado deve ter chuva e céu nublado

O feriado da Proclamação da República, na sexta-feira (15), e o fim de semana, em São Paulo, devem ser de céu nublado e de chuva. Hoje, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo) , os termômetros marcam 22°C em média.

A previsão indica que as temperaturas podem chegar aos 24°C em média. A umidade relativa do ar está em 80%. A chuva deve chegar no fim da tarde.

Leia também

Segundo a equipe de meteorologia do CGE, entre o final da tarde e o decorrer da noite a propagação de áreas de instabilidade provoca chuvas na forma de pancadas de moderada a forte intensidade com raios e rajadas localizadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores na região metropolitana São Paulo.

Tendência para o fim de semana

A Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) direcionada para o Estado de São Paulo alimenta as instabilidades, o que deve provocar precipitações generalizadas no fim de semana, elevando o risco para inundações e deslizamentos de terra.

O sábado (16) deve apresentar tempo instável com chuvas na forma de pancadas intermitentes, variando de moderada a forte intensidade ao longo do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 18°C e máximas que não devem superar os 23°C. A continuidade das precipitações e o solo encharcado devem manter elevado o potencial para formação de alagamentos, transbordamento de córregos, queda de árvores e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.

No domingo (17) ocorrem períodos de melhoria e o sol aparece entre nuvens, o que favorece a gradativa elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 19°C, enquanto as mínimas podem chegar aos 26°C. No decorrer da tarde as instabilidades voltam a ganhar força, provocando pancadas de chuva.


Participe dos canais da Itatiaia:

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.