Estão abertos os portões dos locais de provas para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será aplicada neste domingo (10) em todo o Brasil. Desta vez, os estudantes terão de responder 45 questões de múltipla escolha de matemática e suas tecnologias e outras 45 de ciências da natureza e suas tecnologias (conteúdos de física, química e biologia).
Para não correr o risco de perder a prova, a recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é chegar às 12h no local do exame.
Em Belo Horizonte, Na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, no bairro Coração Eucarístico, na região Noroeste da capital, longas filas já se formavam antes dos portões serem abertos. O tempo de prova será de 5h, terminando às seis e meia da noite.
As notas do Enem dão acesso a vagas em instituições públicas de ensino superior, por meio do Sisu, e bolsas e financiamentos em faculdades privadas, por meio do Prouni e do Fies. Podem pedir reaplicação dar provas as pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas previstas no edital.
Quando a prova do Enem começa?
Nos dois dias provas irão iniciar às 13h30. Horário de Brasília.
Quando os portões do Enem abrem e fecham?
Nos dois dias de prova, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h - meia hora antes do início da prova. Quem chega depois das 13h não consegue entrar, mesmo que a prova só comece a ser aplicada às 13h30.
Vale destacar que neste domingo (10), também será divulgado o gabarito extraoficial das questões.
O que preciso levar para fazer a prova?
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
- Documento de identificação válido (físico ou digital);
- Declaração de comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).
Quando os gabaritos ficarão disponíveis?
Os gabaritos serão disponibilizados no dia 20 de novembro na aba de provas e gabaritos da página do Inep.
Pode levar garrafa de água no Enem?
Sim. O edital não deixa claro, mas é comum que candidatos levem garrafas de água transparentes e sem rótulo.
E atenção! Não são aceitas garrafas térmicas com termômetro de temperatura. O participante que não cumprir a regra poderá ser eliminado do exame.
“No momento da aplicação, não será permitido também o uso de qualquer objeto eletrônico. O participante deverá guardar esses materiais, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar na sala de prova. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local de provas.
Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; protetor auricular; relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame”.