Com a proximidade do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio, inscritos podem ter dúvidas sobre o que pode ou não levar para prova. Mais de 4,9 mil candidatos foram eliminados no primeiro dia de prova por quebrarem as regras do exame. As informações são do levantamento preliminar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Confira abaixo quais itens podem ser levados para fazer a prova.
Posso levar lápis e borracha para o Enem?
Pode levar, mas não pode usar. O edital explica que objetos como “caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações” devem ser guardados em envelope lacrado entregue pelo chefe da sala de prova. Eles serão lacrados e vão permanecer assim durante toda a prova.
A prova tem que ser feita com caneta esferográfica preta, de corpo transparente.
Leia mais:
- Enem 2024: edital orienta o que pode e não pode ser feito, confira
- Enem 2024: saiba os conteúdos que mais caem no exame
- Nota do Enem 2024 vale para Fies, Prouni e outras seleções, confira
- Enem 2024: a um mês do segundo dia de provas, veja a melhor estratégia para se dar bem no exame
- Quando sai o gabarito oficial do Enem 2024? Confira cronograma
Pode levar garrafa de água no Enem?
Sim. O edital não deixa claro, mas é comum que candidatos levem garrafas de água transparentes e sem rótulo.
E atenção! Não são aceitas garrafas térmicas com termômetro de temperatura. O participante que não cumprir a regra poderá ser eliminado do exame.
“No momento da aplicação, não será permitido também o uso de qualquer objeto eletrônico. O participante deverá guardar esses materiais, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar na sala de prova. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local de provas.
Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; protetor auricular; relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame”.
Pode levar energético no Enem?
Sim, pois não há nenhuma restrição a isso publicada no edital.
O edital não restringe nenhum tipo de lanche ou bebida. Só informa que o aplicador de prova e o chefe da sala podem querer vistoriar os materiais, o que deve ser permitido pelo candidato.
Atenção, apenas, ao efeito que o energético tem no seu organismo. Para algumas pessoas, ele pode piorar a ansiedade.