Com alerta para chuva de granizo e ventos que podem chegar a 120 km/h, o Rio Grande do Sul se prepara para a chegada de um
Além dos ventos fortes, há previsão de chuva intensa em curto período, com potencial para alagamentos, enxurradas e destelhamentos, segundo a Climatempo. A Defesa Civil reforçou que
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para quase 600 cidades do sul do país. Há ainda a possibilidade de ocorrência de fenômenos como tornados e micro explosões em algumas regiões. A chuva começará pela Fronteira Oeste e avançará para as demais áreas do estado ao longo do dia.
Ainda
“Mais uma vez é aquilo que a gente pede, colocar-se em situação de segurança. Se estiverem nas ruas, é um momento de observarem o clima, né? Trazendo essas tempestades. Então vão para locais seguros. Porque deverá ser uma quinta-feira com muitos transtornos em várias localidades, especialmente essas regiões mais adensadas, aqui da região metropolitana, também em direção à parte norte do estado e a Serra Gaucha”, disse ele.
Alerta vermelho para tempestade
Conforme a MetSul, uma linha de instabilidade associada à formação de um ciclone tropical avançava de Oeste para Leste pelo Rio Grande do Sul desde a manhã desta quinta com temporais isolados de chuva forte e rajadas de vento. As tempestades provocaram transtornos e danos em alguns municípios.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o alerta vermelho é de tempestade para quase 600 cidades centenas de cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, região Sul do Brasil que pode ser
Rio Grande do Sul tem alerta de perigo de tempestade nesta quinta-feira (23).
O Inmet cita possibilidade de chuva de até 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. “ Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”, destaca o alerta do Inmet.
O instituto MetSul, que faz previsões especialmente para o Sul do Brasil, também alerta para ‘situação de muito alto risco de tempo severo’.
“Um ciclone se forma nesta quinta-feira (24) ao longo do dia sobre o Uruguai e vai gerar uma onda de tempestades no Sul do Brasil com os temporais até o começo da sexta-feira (25) também a áreas do Mato Grosso do Sul e do Sudeste do Brasil. Há risco de tempestades localmente fortes a severas”, destaca comunicado da MetSul.
Áreas Afetadas
Oeste Catarinense, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Sudoeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Serrana, Centro-Sul Paranaense.
Instruções do Inmet:
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
- Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).