Ouvindo...

Ciclone extratropical se desenvolve rumo ao RS e governador alerta: ‘vão para locais seguros’

Linha de instabilidade associada ao ciclone se desloca pelo Rio Grande do Sul e ventos fortes são registrados

Defesa Civil registrou fortes ventos e nuvens carregadas nesta quinta-feira (24), em Porto Alegre.

Com alerta para chuva de granizo e ventos que podem chegar a 120 km/h, o Rio Grande do Sul se prepara para a chegada de um ciclone extratropical nesta quinta-feira (24). O ciclone deve se formar sobre o Uruguai e provocar uma série de tempestades na região, de acordo com a MetSul Meteorologia.

Além dos ventos fortes, há previsão de chuva intensa em curto período, com potencial para alagamentos, enxurradas e destelhamentos, segundo a Climatempo. A Defesa Civil reforçou que o radar meteorológico de Porto Alegre emitirá alertas mais precisos à medida que a tempestade se aproximar.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para quase 600 cidades do sul do país. Há ainda a possibilidade de ocorrência de fenômenos como tornados e micro explosões em algumas regiões. A chuva começará pela Fronteira Oeste e avançará para as demais áreas do estado ao longo do dia.

Ainda se recuperando das cheias históricas de maio, que mataram mais de 180 pessoas, o Rio Grande do Sul já mobilizou forças de segurança e resgate, além das prestadoras de serviço. Em coletiva nesta quinta-feira (24), o Governador Eduardo Leite (PSDB), pediu para os gaúchos que procurarem locais seguros ao identificarem o início da mudança de clima.

“Mais uma vez é aquilo que a gente pede, colocar-se em situação de segurança. Se estiverem nas ruas, é um momento de observarem o clima, né? Trazendo essas tempestades. Então vão para locais seguros. Porque deverá ser uma quinta-feira com muitos transtornos em várias localidades, especialmente essas regiões mais adensadas, aqui da região metropolitana, também em direção à parte norte do estado e a Serra Gaucha”, disse ele.

Leia também

Alerta vermelho para tempestade

Conforme a MetSul, uma linha de instabilidade associada à formação de um ciclone tropical avançava de Oeste para Leste pelo Rio Grande do Sul desde a manhã desta quinta com temporais isolados de chuva forte e rajadas de vento. As tempestades provocaram transtornos e danos em alguns municípios.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o alerta vermelho é de tempestade para quase 600 cidades centenas de cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, região Sul do Brasil que pode ser atingida por um ciclone extratropical a partir desta quinta-feira (24).

Confira a lista completa aqui!

Rio Grande do Sul tem alerta de perigo de tempestade nesta quinta-feira (23).

O Inmet cita possibilidade de chuva de até 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. “ Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”, destaca o alerta do Inmet.

O instituto MetSul, que faz previsões especialmente para o Sul do Brasil, também alerta para ‘situação de muito alto risco de tempo severo’.

“Um ciclone se forma nesta quinta-feira (24) ao longo do dia sobre o Uruguai e vai gerar uma onda de tempestades no Sul do Brasil com os temporais até o começo da sexta-feira (25) também a áreas do Mato Grosso do Sul e do Sudeste do Brasil. Há risco de tempestades localmente fortes a severas”, destaca comunicado da MetSul.

Áreas Afetadas

Oeste Catarinense, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Sudoeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Serrana, Centro-Sul Paranaense.

Instruções do Inmet:

  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
  • Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.