O ciclone extratropical previsto para Brasil começa a provocar instabilidade no Oeste do Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira (24). Em artigo publicado no site do instituto MetSul na manhã de hoje, a meteorologista Estael Sias aponta a possível rota dos temporais de chuva e vento do ciclone, que pode atingir São Paulo, no Sudeste do Brasil.
- Leia também:
Com ciclone rumo ao Brasil, Inmet emite alerta de ‘grande perigo’ para 595 cidades; veja quais
“No decorrer da manhã e do começo da tarde, a instabilidade vai avançar rapidamente pelo estado gaúcho. Até o meio da tarde, grande parte do Rio Grande do Sul já estará com chuva e risco de temporais isolados. Da tarde para a noite, a linha de tempestades avança com células de temporais isoladas de forte intensidade por Santa Catarina e o Paraná, também causando chuva localmente forte com ocasional queda de granizo e rajadas de vento forte. Vendavais isolados são prováveis”, alerta.
Estael Sias aponta ainda que os efeitos do ciclone serão sentidos no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil a partir desta noite. “No final do dia e na próxima madrugada (de sexta-feira (25), a instabilidade forte afetará parte do Mato Grosso do Sul e principalmente o estado de São Paulo com núcleos isolados intensos de instabilidade e talvez até supercélulas de tempestades, o que ressaltamos pode causar temporais isolados muito fortes de chuva e vento (vendaval)”, analisa.
A meteorologista reforça que o Rio Grande do Sul é o estado com o maior risco de ser afetados. “Todas as cidades gaúchas têm chance de temporal, embora seja altamente improvável que temporais ocorram em todas. O maior risco no território gaúcho se concentrará em locais onde a temperatura subir bastante com calor antes da instabilidade, notadamente a Metade Norte e parte do Leste do estado”, aponta.
Em Santa Catarina e no Paraná, os temporais associados ao ciclone devem ser mais isolados. “Finalmente, São Paulo pode ter temporais isolados novamente na tarde de hoje (quinta), porém destaco que a instabilidade mais forte com o avanço da linha de tormentas do Sul do Brasil pode atuar no final do dia e nas primeiras horas da sexta, quando tanto a capital paulista quanto o interior podem ter chuva localmente forte e temporais isolados com vendavais em diversos pontos”, conclui.