Ouvindo...

Voo que resgatará brasileiros de bombardeios no Líbano é adiado; saiba o motivo

O KC-30 tinha previsão de chegar a Beirute por volta das 10h (horário de Brasília) desta sexta-feira (4).

Avião da Força Aérea Brasileira vai repatriar brasileiros no Líbano

O voo que fará a repatriação do primeiro grupo de brasileiros no Líbano será atrasado inicialmente em 24 horas por questão de segurança.

Bombardeios nas proximidades do aeroporto onde a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousará se intensificaram nas últimas horas.

O KC-30 tinha previsão de chegar a Beirute por volta das 10h (horário de Brasília) desta sexta-feira (4). Com isso, a previsão de retorno ao Brasil também fica adiada em ao menos 24h.

Esta é a primeira fase da operação de repatriação dos brasileiros que indicaram ao governo o desejo de deixar o Líbano em meio à escalada da guerra entre Israel, Hamas e o Hezbollah, que domina o sul do país.

O KC-30 deixou a Base Aérea do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, e pousou em Lisboa na manhã desta quarta-feira (2) com duas tripulações a bordo. Elas são compostas por pilotos, mecânicos e comissários. Equipe de saúde, com médicos, enfermeiros e psicólogos, integra o grupo e fará o primeiro atendimento aos brasileiros.

Leia também

Brasileira que mora no Líbano e visitava SP volta ao Oriente Médio para ajudar familiares

Brasil reage após Israel declarar secretário da ONU como ‘persona non grata’

Bombardeios de Israel no Líbano deixa mortos na noite desta quarta-feira (2)

Leia também

A aeronave aguarda em Lisboa a liberação das autoridades libanesas para que siga para o país. Uma tripulação ficará em Portugal e a aeronave partirá rumo a Beirute com a outra equipe.

Em Beirute, a tripulação embarcará os passageiros, seus animais de estimação e bagagens. A aeronave vai retornar para Portugal sem necessidade de ser abastecida no Líbano. Na capital portuguesa, será realizada troca de tripulação e o reabastecimento.

A que viajou para Beirute ficará em Lisboa e a que foi deixada em Lisboa na ida, embarcará de volta ao Brasil. Caso haja novos voos da operação, a equipe de Lisboa permanecerá na cidade aguardando a ida da próxima aeronave.

O KC-30 é utilizado em ações estratégicas, como apoio logístico, ações humanitárias nacionais e internacionais – como a repatriação de brasileiros de Israel, Jordânia e Faixa de Gaza.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.