Ouvindo...

Deolane Bezerra pode continuar presa? Saiba quais os próximos passos da investigação

Deolane Bezerra foi presa nesta quarta-feira (4), na operação ‘Integration’, da Polícia Civil de Pernambuco

Deolane Bezerra foi presa

A influenciadora e advogada Deolane Bezerra foi presa nesta quarta-feira (4), na operação ‘Integration’, da Polícia Civil de Pernambuco, acusada de usar a divulgação de jogos de aposta para lavar dinheiro.

Deolane foi levada ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) do Recife, onde está até o momento. Mas, afinal, quais serão os desdobramentos deste caso? A advogada pode continuar presa? Saiba a resposta abaixo.

Agora, Deolane deve passar por audiência de custódia para definir se a prisão será ou não convertida para preventiva. Segundo o advogado criminalista Luan Veloso, será avaliado se há indicações de que ela coloca em risco a garantia da ordem pública, econômica, a instrução criminal ou aplicação da lei penal. Ela pode, ainda, responder pelo processo em liberdade.

A investigação continuará em andamento e, após a conclusão do inquérito, cabe ao Ministério Público tomar a decisão de denunciá-la, pedir o arquivamento do caso ou pedir um aprofundamento das investigações.

A PC apura a ligação de Deolane com o site ‘Esportes da Sorte’. A plataforma oferece, além das ‘bets’ em jogos de futebol, jogos de cassino, como o ‘Jogo do Tigrinho’. A quadrilha investigada usava “várias empresas de eventos, publicidades, casas de câmbio, seguros e outras companhias para lavar dinheiro”, por meio de depósitos e transações bancárias, conforme a apuração inicial.

Mesmo não sendo dona da ‘Esportes da Sorte’, Deolane estaria cometendo um crime ao trabalhar dolosamente na divulgação de conteúdo abusivo ou enganoso. Assim como a maioria dos influenciadores que já foram presos em situações semelhantes, a conduta dela pode caracterizar crimes previstos no artigo 67 e 68 do Código de Defesa do Consumidor, além do artigo 171 do Código Penal.

De acordo com Veloso, os crimes previstos no Código de Defesa do Consumidor descrevem condutas como “fazer ou promover publicidade que se sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva ou que seria capaz de conduzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança”. Já o artigo 171 do Código Penal condena “a conduta daquele que obtém, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”.

Vale lembrar que tudo isso é uma possibilidade, já que o processo encontra-se em sigilo. Ainda não se sabe se as divulgações feitas por ela eram ilegais ou não. “Fato é que ainda não sabemos a base legal utilizada pela polícia no caso da Deolane, mas, como dito, a depender da divulgação, também pode ser considerada um crime”, argumentou o advogado.

Leia também

Entenda o caso

A influenciadora Deolane Bezerra foi presa, na manhã desta quarta-feira (4), durante uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco. A Operação Integration investiga crimes de lavagem de dinheiro e prática de jogos ilegais. A mãe dela também foi presa.

Ao todo, estão sendo cumpridos 19 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão contra os suspeitos de envolvimento no esquema. Cerca de 170 agentes participam da ação.

Segundo a CNN, bens dos supostos envolvidos nos crimes investigados também sendo sequestrados. Entre eles, há carros de luxo, imóveis, aeronaves e embarcações. A Justiça também determinou o bloqueio de ativos financeiros que superam os R$ 2 bilhões dos alvos da ação policial.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.