Após adiamento, as provas do Concurso Nacional Unificado aconteceram nesse domingo (18) e, com a realização da etapa, surgiram dúvidas entre os candidatos, tanto sobre a parte discursiva quanto da objetiva dos exames.
A divulgação do gabarito preliminar oficial das provas objetivas está prevista para esta terça-feira (20). Seguindo o cronograma do certame, com a divulgação das respostas, participantes podem apresentar recursos entre os dias 20 e 21 de agosto.
Por sua vez, o cartão-resposta dos candidatos será disponibilizado no dia 10 de setembro. O resultado de cada participante está previsto para ser divulgado em 8 de outubro.
Para aqueles que concorrem a cargos que exigem apenas ensino médio, a prova discursiva exigia um texto dissertativo-argumentativo, mesmo formato solicitado nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No caso, o tema foi: “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?”.
Leia mais:
Ainda no inverno, Brasil registra temperaturas de 40°C em várias cidades e baixa umidade no ar ;Fuvest abre inscrições para o vestibular da USP 2025; prazo acaba em outubro ;Bolsa Família: pagamentos de agosto começam nesta segunda (19); veja calendário ;
Ainda sobre as provas discursivas, é importante se atentar para as orientações fornecidas pela banca. No caso, era necessário seguir, por exemplo, o número de linhas sugerido - entre 25 e 30 ou 35 e 40 linhas, a depender da prova. Redações com número inferior ao exigido podem ser anuladas.
Em relação à exigência de título, a banca não define obrigatoriedade do elemento textual. Portanto, redações sem o título não terão notas descontadas.