Nesta segunda-feira (19), ocorrerá a primeira Superlua de 2024, que promete ser a maior e mais brilhante lua cheia do ano até o momento. O fenômeno astronômico acontece quando a Lua, em sua fase cheia, atinge o ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu. Como resultado, o satélite natural aparenta ser 14% maior e com um brilho 30% mais intenso.
O espetáculo lunar será ainda mais especial por se tratar também de uma “Superlua Azul Sazonal”, a terceira das quatro luas cheias que ocorrem durante o inverno de 2024. O termo “azul” não se refere à cor do satélite, mas sim à sua posição especial no calendário lunar.
A Lua será visível em todo o Brasil e estará mais aparente logo ao nascer, no horizonte leste, nesta segunda-feira. Ela também aparecerá mais brilhante no domingo (18) e na terça-feira (20).
Embora binóculos e telescópios não sejam essenciais para observar o fenômeno, eles podem proporcionar uma visão mais detalhada da Lua. Para aproveitar o evento em sua totalidade, especialistas recomendam que os entusiastas se afastem das luzes artificiais, pois a poluição luminosa nas cidades pode prejudicar a visibilidade.