A Meta anunciou, nesta quarta-feira (17), que irá suspender todos os recursos de inteligência artificial generativa (ou genAI) dos seus aplicativos. A empresa é dona do WhatsApp, Instagram e Facebook.
Com a decisão, as ferramentas capazes de criar conteúdo, como o recurso de criar figurinhas no WhatsApp através de inteligência artificial, não irão funcionar no Brasil. “Decidimos suspender ferramentas de genAI que estavam ativas no Brasil enquanto engajamos com a ANPD para endereçar suas perguntas sobre IA generativa”, disse a Meta em nota.
A medida foi tomada após a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) determinar que a Meta suspendesse a coleta de dados de usuários brasileiros para treinar a sua inteligência. O órgão estabeleceu que a Meta pagasse uma multa de R$ 50 mil por dia, caso descumprisse a determinação. Segundo a ANPD, a proibição se deu “em virtude do risco iminente de dano grave e irreparável ou de difícil reparação aos direitos fundamentais dos titulares afetados”.
Antes de suspender a genAI, a Meta tinha o plano de lançar a Meta AI, a assistente de inteligência artificial integrada ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger. A ferramenta é capaz de conversar com os usuários, gerar imagens, criar textos e responder perguntas.
Porém, a empresa decidiu mudar a política de coleta de dados no Brasil e, com isso, suspendeu o lançamento do novo recurso. “Neste momento, estamos adiando a aplicação das mudanças que fizemos relacionadas à inteligência artificial na Meta”, informou a empresa.
Ainda não há um prazo para que a Meta reative os recursos nas suas plataformas.