Ouvindo...

Operação mira quadrilha do RJ que roubou cerca de 28 caminhões

O prejuízo estimado é de cerca de R$ 15 milhões; cinco suspeitos foram presos esta manhã

Organização criminosa é liderada por dois irmãos

Policiais civis da 63ª DP (Japeri), realizam na manhã desta quarta-feira (3), uma operação contra uma organização criminosa liderada por dois irmãos que roubaram pelo menos 28 caminhões, ao longo do ano de 2023. O objetivo é cumprir sete mandados de prisão, em municípios da Baixada e na capital. Até o momento, cinco suspeitos foram presos.

As investigações que levaram à operação começaram no primeiro semestre do ano passado após um roubo cometido em Magé, na Baixada Fluminense e, na ocasião, foi possível identificar o modus operandi da quadrilha. Na época, dois homens abordaram um motorista de caminhão e o mantiveram em seu poder enquanto um terceiro indivíduo retirava o rastreador do veículo.

A partir da análise da dinâmica e dos automóveis envolvidos no crime, foi possível identificar outros caminhões roubados na Baixada em ações com características semelhantes.

Leia também

Ao todo, de janeiro a dezembro de 2023, o grupo teria roubado pelo menos 28 veículos. O prejuízo estimado é de cerca de R$ 15 milhões.

No decorrer das investigações, foram identificados dois irmãos, líderes intelectuais da quadrilha. Eles planejavam as ações, acompanhavam os crimes e realizavam os pagamentos aos demais integrantes. Outros membros do grupo também foram identificados pelos agentes.

Segundo as investigações, os caminhões eram levados para outros estados, como Minas Gerais e Espírito Santo. Alguns deles chegaram a ter partes removidas, que também eram vendidas.


Participe dos canais da Itatiaia:

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.