Liminar adia assinatura de contrato da nova concessionária da BR-040

Via 040, atual concessionária da rodovia, alega ‘abuso de poder'; ação corre em segredo de justiça

Modernização inclui treco do viaduto da Mutuca

Uma decisão da 4ª Vara Federal de Brasília, atendendo a um pedido de liminar de autoria da Via 040, atual concessionária responsável pela BR-040, suspendeu na tarde desta segunda-feira (1º) a assinatura novo contrato de concessão, até que haja apreciação da matéria pelo Tribunal Arbitral a ser constituído, ou ordem judicial em contrário.

No último mês de abril o trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora foi leiloado na Bolsa de Valores de São Paulo. O “Consórcio infraestrutura MG” foi o vencedor, mas o contrato ainda não foi assinado. A assinatura estava prevista para o dia 4 de julho.

No pedido de liminar, a Via 040, atual concessionária da BR, alega que a União realizou novo leilão sem prever, no edital, a necessidade de pagamento de outorga pela nova concessionária, adotando apenas o critério de menor preço da tarifa.

Leia também

Na ação, a concessionária alega que “desde o lançamento do edital de licitação houve abuso de poder pela ANTT, em face da demora injustificável na celebração de novo contrato de parceria, com a imposição de ônus exclusivo à atual concessionária, que cumpriu fielmente o contrato de parceria celebrado e se endividou em prol do atendimento ao usuário do serviço público”.

A União e a ANTT vão recorrer da decisão.

Concessão devolvida

A Via 040/Invepar administra o trecho da BR-040 entre Juiz de Fora e Brasília desde 2014. No entanto, em 2017, a concessionária formalizou um pedido para devolver a concessão ao Governo Federal, de forma amigável. De acordo com o contrato de concessão, até que uma nova empresa assuma a gestão do trecho, a Via-040 é obrigada a manter suas atividades na rodovia. Dessa forma, o contrato foi prorrogado duas vezes, a última vez em agosto deste ano.

Na tentativa de evitar uma licitação deserta, a União dividiu a BR-040 em três trechos. Apenas o trecho entre Juiz de Fora e BH foi relicitado. O valor do pedágio pode sair de R$6,30 e chegar aos 14 reais no trecho.


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.
Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV’s, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.

Ouvindo...