Um vídeo publicado nas redes sociais tem gerado grandes repercussões e críticas, após uma moradora da cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, registrar dezenas de pessoas na celebração do Arraial do Banho de São João do Corumbá, em um dos momentos mais críticos no qual o Pantanal enfrenta um incêndio de grandes proporções há semanas.
Nas imagens é possível ver
Nas redes sociais da Prefeitura de Corumbá, seguidores provocaram críticas e diversos internautas reclamaram pela opção de manter a celebração, mesmo diante a situação do Pantanal.
“A fogueira acessa faz horas no Pantanal”, ironizou uma usuária do Instagram. “O São João é uma festa maravilhosa da nossa cultura. Mas manter a festa no estado em que a cidade está, cheia de fuligem e fumaça, olhando alguns metros dali uma cortina imensa de fogo, como se nada tivesse acontecendo?! Não dá pra acreditar!”, publicou outra.
Vídeo mostra incêndio no Pantanal durante festa de São João em Corumbá.
De acordo com o Governo Estadual, a cidade está há 72 dias sem chuvas. A área queimada esse ano no bioma já chegou a 576,1 mil hectares, sendo 430,1 mil hectares em Mato Grosso do Sul e 145,8 mil, em Mato Grosso, conforme dados até esse sábado (22) do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os focos de calor detectados no bioma até o dia 10 de junho se multiplicaram por mais de dez, saltando de 133, durante o mesmo recorte do ano passado, para 1.388 em 2024. A última vez que o Pantanal teve um início de temporada seca tão incendiário foi no ano que acabou sendo o pior de sua história, em 2020.
No acumulado dos últimos 12 meses, o Pantanal soma 9.014 ocorrências de focos de fogo
O governo do Mato Grosso do Sul solicitou apoio do governo federal para combater os incêndios florestais no Pantanal. O Exército irá disponibilizar quatro aeronaves de grande porte, e há também a sinalização de que 50 agentes da Força Nacional serão enviados ao estado para realizar ações por terra. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também cederá três aeronaves para os trabalhos de combate ao fogo.