A Azul Linhas Aéreas anunciou, nesta quinta-feira (6), que vai começar a oferecer uma nova opção de pagamento a quem deseja comprar uma passagem da companhia. Agora, os
Para utilizar da forma de pagamento, a empresa explicou, em nota, que o cliente deve aderir à modalidade Saque-Aniversário, por meio do aplicativo do FGTS, da Caixa Econômica Federal. Ainda no aplicativo, o cliente deve autorizar o Banco Digio, intermediário financeiro da companhia, a acessar as informações de saldo do FGTS.
A solicitação de pagamento será avaliada e, posteriormente, autorizada pela Caixa após consulta. O processo de análise da solicitação pode levar até 24 horas.
Saque-aniversário do FGTS tem juros
Segundo o Banco Digio, clientes do banco podem antecipar de três a 10 anos o
Para conseguir a antecipação, o consumidor deve ser maior de 18 anos, ter um saldo mínimo de R$ 400 no FGTS, optar pela modalidade saque-aniversário e autorizar o Banco Digio a consultar o seu saldo.
A modalidade, disponível desde 2020, é voluntária e permite aos trabalhadores retirarem parte do saldo do FGTS no mês do seu aniversário. Mas é preciso atenção. Ao escolher o saque-aniversário, o contribuinte abre mão do direito ao saque integral em caso de demissão sem justa causa, recebendo apenas a multa rescisória de 40%.
O que é a antecipação do saque-aniversário?
A antecipação - sugerida pela Azul - consiste em fazer um empréstimo para receber a quantia antes do mês do aniversário. O consumidor pode, inclusive, receber de maneira imediata as parcelas do saque-aniversário dos próximos anos.
Na Caixa Econômica Federal, é possível antecipar até cinco parcelas do FGTS, tendo acesso ao valor total referente aos cinco anos seguintes do saque-aniversário de uma só vez. Outras instituições, como o Banco Digio, permitem a antecipação de até 10 saques-aniversários.
Mas para antecipar as parcelas, é preciso pagar juros. Apesar de serem taxas menores que outras modalidades de empréstimos, a antecipação pode ser comparada à um crédito consignado.