Ouvindo...

É possível usar o FGTS para pagar passagens aéreas? Entenda regras do saque-aniversário

Antecipação do benefício funciona como empréstimo e está atrelado ao pagamento de juros; ao escolher o saque-aniversário, o contribuinte abre mão do direito ao saque integral em caso de demissão

Passageiros da Azul vão poder pagar passagens com antecipação de saque-aniversário do FGTS

A Azul Linhas Aéreas anunciou, nesta quinta-feira (6), que vai começar a oferecer uma nova opção de pagamento a quem deseja comprar uma passagem da companhia. Agora, os clientes vão poder utilizar a antecipação do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para adquirir um bilhete aéreo. O lançamento é uma parceira da empresa com o Banco Digio (banco digital do Bradesco) e estará disponível apenas no aplicativo da Azul.

Para utilizar da forma de pagamento, a empresa explicou, em nota, que o cliente deve aderir à modalidade Saque-Aniversário, por meio do aplicativo do FGTS, da Caixa Econômica Federal. Ainda no aplicativo, o cliente deve autorizar o Banco Digio, intermediário financeiro da companhia, a acessar as informações de saldo do FGTS.

A solicitação de pagamento será avaliada e, posteriormente, autorizada pela Caixa após consulta. O processo de análise da solicitação pode levar até 24 horas.

Leia também

Saque-aniversário do FGTS tem juros

Segundo o Banco Digio, clientes do banco podem antecipar de três a 10 anos o saque-aniversário do FGTS, mediante ao pagamento de uma taxa de juros a partir de 1,29%. Ainda de acordo com a instituição bancária, pessoas que não possuem conta no Digio podem antecipar até sete anos do benefício.

Para conseguir a antecipação, o consumidor deve ser maior de 18 anos, ter um saldo mínimo de R$ 400 no FGTS, optar pela modalidade saque-aniversário e autorizar o Banco Digio a consultar o seu saldo.

A modalidade, disponível desde 2020, é voluntária e permite aos trabalhadores retirarem parte do saldo do FGTS no mês do seu aniversário. Mas é preciso atenção. Ao escolher o saque-aniversário, o contribuinte abre mão do direito ao saque integral em caso de demissão sem justa causa, recebendo apenas a multa rescisória de 40%.

O que é a antecipação do saque-aniversário?

A antecipação - sugerida pela Azul - consiste em fazer um empréstimo para receber a quantia antes do mês do aniversário. O consumidor pode, inclusive, receber de maneira imediata as parcelas do saque-aniversário dos próximos anos.

Na Caixa Econômica Federal, é possível antecipar até cinco parcelas do FGTS, tendo acesso ao valor total referente aos cinco anos seguintes do saque-aniversário de uma só vez. Outras instituições, como o Banco Digio, permitem a antecipação de até 10 saques-aniversários.

Mas para antecipar as parcelas, é preciso pagar juros. Apesar de serem taxas menores que outras modalidades de empréstimos, a antecipação pode ser comparada à um crédito consignado.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.