Ouvindo...

Americanas sugere usar saque-aniversário do FGTS para comprar ovos de Páscoa

Antecipação funciona como um empréstimo e tem juros de 1% a 2% ao mês; folheto não menciona taxas

Um cliente flagrou um folheto inusitado em meio aos ovos de Páscoa expostos em uma unidade das Lojas Americanas, no Rio de Janeiro (RJ). O papel indicava a possibilidade dos consumidores pagarem pelos produtos utilizando o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A imagem foi publicada no X (antigo Twitter) e rapidamente viralizou.

Nos comentários, internautas relacionam a modalidade de crédito aos valores dos ovos de Páscoa. “O valor tá tão absurdo que só assim para comprar”, escreveu um perfil. “Impossível isso aqui ser sério”, disse um usuário. “Meu ovo de Páscoa Minha Vida”, brincou outro, em alusão ao programa federal Minha Casa Minha Vida.

Folheto não informa juros

O folheto tinha o logo da Ame - conta digital da Americanas. Um dos serviços da Ame é uma linha de crédito de antecipação do saque-aniversário do FGTS, mediante a juros. No site da conta digital, a empresa afirma que os juros giram em torno de 1% a 2% ao mês. Porém, essa informação não está no anúncio.

A modalidade, disponível desde 2020, é voluntária e permite aos trabalhadores retirarem parte do saldo do FGTS no mês do seu aniversário. Mas é preciso atenção. Ao escolher o saque-aniversário, o contribuinte abre mão do direito ao saque integral, em caso de demissão sem justa causa, recebendo apenas a multa rescisória de 40%.

Em nota à Itatiaia, a Americanas explicou por que colocou o FGTS como opção de pagamento.

“A Americanas informa que o produto financeiro citado (FGTS) é utilizado de forma ampla por vários setores da economia, inclusive pelo varejo e, com a criação do saque aniversário, passou a poder ser usado para compras em várias categorias de sua rede de lojas. A companhia lembra que a utilização do serviço financeiro é apenas mais uma opção de pagamento para o consumidor.”

Leia também

O que é a antecipação do saque-aniversário?

A antecipação - sugerida pela Americanas - consiste em fazer um empréstimo para receber a quantia antes do mês do aniversário. O consumidor pode, inclusive, receber de maneira imediata as parcelas do saque-aniversário dos próximos anos.

Na Caixa Econômica Federal, é possível antecipar até cinco parcelas do FGTS, tendo acesso ao valor total referente aos cinco anos seguintes do saque-aniversário de uma só vez. Outras instituições permitem a antecipação de até 10 saques-aniversários.

Mas para antecipar as parcelas, é preciso pagar juros. Apesar de serem taxas menores que outras modalidades de empréstimos, a antecipação pode ser comparada à um crédito consignado.

Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.