Neste sábado (25), o Rio Grande do Sul sofre com uma massa de ar polar que despenca as temperaturas, mas também afasta as chuvas. Por volta das 7h30, os termômetros marcaram 9°C em Porto Alegre.
Conforme os últimos dados divulgados pelas autoridades, o Guaíba continua acima da cota de inundação: 4,15 metros. Na última sexta-feira (24), o rio atingiu o pico com 4,30 metros.
Por conta da baixa do nível, na última semana, a prefeitura havia derrubado as comportas para a água do centro da cidade escoar para dentro do Guaíba, porém, com as últimas fortes chuvas, o rio voltou a subir e inunda ainda mais a cidade. Assim, a prefeitura teve que improvisar grandes bolsas de areia e cimento para tentar fechar o local.
Não há previsão de forte chuva para o estado, apenas algumas pancadas isoladas. Porém, na próxima segunda-feira (27), a chuva deve retornar ao RS.
Número de mortos sobe
Subiu para 165 o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no último mês, segundo relatório divulgado pela Defesa Civil na manhã deste sábado (25). O estado confirmou duas mortes desde o último boletim. No total, 806 pessoas ficaram feridas e 85 estão desaparecidas.