Ouvindo...

Chuva no Sul: cidade de Santa Catarina tem inundação de 10 metros de altura

De acordo com um levantamento feito pela Defesa Civil, 70 cidades de Santa Catarina já foram prejudicadas pelas enchentes

Desde o último final de semana, as chuvas ficaram entre 100mm e 150mm

As enchentes no Sul do Brasil agora também atingem Santa Catarina: o nível do rio Itajaí-açu, em Rio do Sul, chegou próximo da marca dos 9 metros na madrugada deste domingo (19). De acordo com a Defesa Civil do estado, a cidade tem inundações bruscas, alagamentos e escorregamentos, com 10 metros de inundação.

A cidade de Brusque está em situação parecida depois de o Rio Itajaí-Mirim ter saído da calha e atingido 7 metros, também na madrugada deste domingo (19). Por lá, a Defesa Civil registrou deslizamentos.

Leia também

Presidente Getúlio também está em situação crítica, com inundação no Centro da cidade, além de estar sob alerta de inundação gradual. Na cidade, 2200 pessoas estão desalojadas e 1030 estão desabrigadas.

As cidades de Lontras e Ituporanga também estão inundadas, com os rios em cota de emergência e subindo. De acordo com a Defesa Civil, na primeira cidade, 221 pessoas estão desalojadas e 480 estão desabrigadas. Já em Ituporanga, 240 estão desalojadas e 40 pessoas estão desabrigadas.

Panorama da situação em Santa Catarina

Desde o último final de semana, as chuvas ficaram entre 100mm e 150mm. Neste domingo, o tempo segue instável, com chuva e garoa, devido a uma área de baixa pressão. Já nesta segunda (20), o tempo deve melhorar com a aparição do sol até quinta (23).

Conforme um levantamento da Defesa Civil, 70 cidades de Santa Catarina já foram prejudicadas pelas enchentes, sendo que seis delas decretaram situação de emergência.

Confira a lista de cidades em situação de emergência:

  • Araquari, sem registro de pessoas afetadas até o momento;
  • Bom Retiro, com 500 pessoas afetadas;
  • São José do Cedro, com 80 pessoas desabrigadas e 200 casas atingidas;
  • Saltinho, com 700 casas atingidas e 200 pessoas desabrigadas;
  • Santa Terezinha do Progresso, com 300 residências atingidas;
  • Serra Alta, com 60 residências atingidas.

Participe dos canais da Itatiaia:

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.