Engana-se quem pensa que as
De acordo com o diretor, o sistema chamado cell broadcast vai começar a funcionar em escala reduzida, em dez municípios brasileiros. A plataforma enviará mensagens de texto em formato pop up (sobreposto ao conteúdo acessado no celular) para todos os aparelhos de uma mesma região. Atualmente, os alertas por SMS são direcionados para a caixa de entrada de usuários previamente cadastrados na Defesa Civil. No novo sistema, não será necessário um registro prévio.
“A tecnologia permite que a notificação chegue a todos os celulares habilitados, não havendo necessidade de estar previamente cadastrado. O aparelho vai soar e tocar, a depender do nível de alerta, para todos os aparelhos celulares da região. É uma grande sirene”, afirmou o diretor. A mensagem pop up será bastante objetiva, informando apenas qual a condição climática adversa, o local que passa por problemas e o que o cidadão deve fazer para se proteger.
Sistema já é adotado no exterior
O cell broadcast já é amplamente utilizado no exterior e reivindicado por agentes de defesa civil no Brasil. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, em 2022, que as operadoras de telefonia móvel oferecessem o serviço gratuitamente.A implementação do serviço estava prevista para dezembro de 2023, mas elas não conseguiram cumprir o prazo.
Diretor evitou especulações sobre o Rio Grande do Sul
Questionado durante o seminário, o diretor do Cenad evitou comentar se a