Ouvindo...

Guaíba tem queda no nível, mas ventos podem prejudicar diminuição dos rios no RS; entenda

Nesta manhã, o Rio Grande do Sul registrou uma queda brusca na temperatura; isso por que uma frente fria se aproxima do estado, causando queda nos termômetros

O rio Guaíba, em Porto Alegre, registrou queda na manhã desta quinta-feira (9). No momento, o rio tem 5,04m, uma queda de 0,29cm em relação ao momento em que ele esteve mais alto, na última segunda (6).

Uma boa notícia é que as rajadas de vento que atingem o RS podem ajudar na diminuição do nível do rio em Porto Alegre. Se o vento forte for a favor da correnteza, facilitará para que o Guaíba desague na Lagoa dos Patos, o último local antes de chegar no mar.

No entanto, isso é uma má notícia para aqueles que moram às margens da Lagoa dos Patos, já que, consequentemente, o nível da água aumentará e pode causar enchentes.

Se o vento for contrário à correnteza, porém, não será uma boa notícia para Porto Alegre, uma vez que poderá aumentar o nível do rio e causar mais enchentes na região.

Nesta manhã, o Rio Grande do Sul registrou uma queda brusca na temperatura. Isso por que uma frente fria se aproxima do estado, causando queda nos termômetros.

Leia também

100 mortes

Dados da Defesa Civil do RS apontam que o número de mortes já chegou a 100. Além disso, 128 pessoas estão desaparecidas, 372 feridas, 66.761 em abrigo e 163.720 desalojadas. Ao todo, são 417 municípios afetados e 1.456.820 pessoas atingidas pelas enchentes.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.