Ouvindo...

Atriz gaúcha visita antiga casa no RS e se emociona: ‘Não existe mais nada’

Rio Taquari, em Muçum, está em uma altura de 6,13m nesta quarta-feira (8), mas, há uma semana, subiu mais de 30m, um nível jamais visto antes

Muçum, no Rio Grande do Sul, filmada por Carol Bresolin

A atriz gaúcha Carol Bresolin visitou, nessa terça-feira (7), a cidade de Muçum, no Rio Grande do Sul, onde nasceu e cresceu, e se emocionou ao ver a situação em que o município se encontra após as chuvas.

“A casa que meus pais moravam quando eu nasci simplesmente não existe mais nada [...] Olha o tamanho das árvores arrancadas, imagina a força dessa água. Precisamos de ajuda!”, publicou, através dos stories do Instagram.

O rio Taquari, em Muçum, está em uma altura de 6,13m nesta quarta-feira (8), mas, há uma semana, subiu mais de 30m, um nível jamais visto antes. Nas imagens feitas por Carol, é possível ver os locais completamente destruídos, com ruas lotadas de entulho e barro. Nenhuma morte foi registrada na cidade.

Leia também

Temporal no RS

Mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pela chuva no Rio Grande do Sul, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil nesta quarta-feira (8). O número de óbitos segue o mesmo: 95. Ainda há 128 desaparecidos.

Nos 414 municípios afetados, há 66.434 pessoas em abrigos, 158.992 desalojados e 372 feridos. Há quatro mortes em investigação. Veja as cidades que registraram mortes até esta quarta:

  • Cruzeiro do Sul (8)
  • Gramado (7)
  • Bento Gonçalves (6)
  • Caxias do Sul (5)
  • Lajeado (5)
  • Veranópolis (5)
  • Santa Maria (5)
  • Canoas (3)
  • Três Coroas (3)
  • Porto Alegre (3)
  • Boa Vista do Sul (2)
  • Roca Sales (2)
  • Salvador do Sul (2)
  • Santa Cruz do Sul (2)
  • Capitão (2)
  • Paverama (2)
  • Encantado (2)
  • Canela (2)
  • Forquetinha (2)
  • Serafina Corrêa (2)
  • São Vendelino (2)
  • Taquara (2)
  • Bom Princípio (1)
  • Capela de Santana (1)
  • Esteio (1)
  • Farroupilha (1)
  • General Câmara (1)
  • Itaara (1)
  • Montenegro (1)
  • Pantano Grande (1)
  • Pinhal Grande (1)
  • Putinga (1)
  • São João do Polêsine (1)
  • São Leopoldo (1)
  • Segredo (1)
  • Silveira Martins (1)
  • Sinimbu (1)
  • Sobradinho (1)
  • Vale do Sol (1)
  • Vera Cruz (1)

Como ajudar?

Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).

Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.

Confira os itens mais necessários no momento:

  • água potável (item mais necessário no momento)
  • cobertores
  • colchões
  • roupa de cama
  • toalhas de banho
  • kits de higiene pessoal
  • kits de limpeza
  • kits de alimentos
  • ração animal
  • fralda infantil e geriátrica

O órgão pontua a importância que os kits já venham organizados e prontos, para a distribuição acontecer de maneira mais ágil.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.