Um morador de Porto Alegre revelou ter colocado a própria filha, uma recém-nascida de apenas 8 dias de vida, dentro de uma mochila para conseguir salvá-la durante uma enchente na capital do Rio Grande do Sul no último fim de semana. A tragédia já matou 100 pessoas, deixou quase 130 mil desalojados e quase 130 desaparecidos (veja como ajudar as vítimas no Rio Grande do Sul no fim da matéria).
Em entrevista à Globo News, o homem, identificado como Patrick, relatou que a água começou a tomar conta da casa da família rapidamente. Ele decidiu subir até o segundo andar da casa, onde encontrou uma mochila que acabou sendo usada para salvar a filha, Lara. Ele e a recém-nascida escaparam da água pelo telhado de casa.
‘Abracei a mochila com uma mão e a outra usava para me locomover. Foi o único jeito. Era muita água. Se ela caísse dentro da água, não ia ter o que fazer. Foi o jeito que eu achei. Usar a mochila pra passar por cima do telhado’.
Agora com 12 dias de vida, Lara está com os pais e a irmã em um abrigo. O pai evita pensar no assunto, mas lamenta o fato de que ele e a família vão precisar reconstruir tudo do zero nos próximos dias: ‘A gente não tem mais nada, a água passou por cima da casa. Já passamos por outras duas enchentes, mas não foram tão agressivas e conseguimos recomeçar. As únicas coisas que temos agora é um colchão e um pouco de roupa que veio de doação. Mas temos as pessoas. A gente precisa de ajuda’.
Temporal no RS
O Rio Grande do Sul decretou
A
Como ajudar?
Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).
Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.