Ouvindo...

Até quando vai continuar chovendo no Rio Grande do Sul?

Rio Grande do Sul enfrenta umas das piores chuvas da histórica

Chuva causa estragos no Rio Grande do Sul

A chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde o dia 27 de abril deve parar somente na próxima segunda-feira (6). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Rio Grande do Sul enfrenta umas das piores chuvas da histórica. O número de mortos chega a 31. O governo decretou estado de calamidade pública por conta dos temporais.

“Até o dia 5 de maio (domingo), são previstos ventos fortes com rajadas acima dos 60 km/h, ocorrência de descargas elétricas, possível queda de granizo e chuvas ainda volumosas podendo superar os 100 milímetros (mm) entre o norte do estado gaúcho e o sul de Santa Catarina”, destaca informativo do Metsul.

O Inmet explica que, o período entre o final de abril e o início de maio de 2024, ainda tem influência do El Niño. O fenômeno responsável por aquecer as águas do Pacífico, ajudou a bloquear as frentes frias e concentrar os sistemas de áreas de instabilidade na altura do Rio Grande do Sul causando a chuva mais intensa em parte do estado gaúcho e sul de Santa Catarina nos últimos dias.

“Além dessa condição, a temperatura do Oceano Atlântico Sul bem mais elevada, próximo da faixa equatorial, também contribui para a umidade, intensificando as chuvas. O transporte de umidade a partir da Amazônia e o contraste térmico com o ar mais aquecido ao norte da Região Sul, além de ar mais frio ao sul do Rio Grande do Sul também ajudou a fortalecer as tempestades”, informa.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.