Ouvindo...

Chuva no RS: em alerta máximo para inundações, número de mortos sobe para 31

Em alerta máximo para inundações, as autoridades gaúchas se preparam para uma cheia história do lago Guaíba, em Porto Alegre, que pode chegar a 5 metros nas próximas horas

O número de mortes causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul subiu de 29 para 31 nas últimas horas, segundo a Defesa Civil.

As vítimas são de Gramado (4), Canela (2), Candelária (1), Caxias do Sul (1), Boa Vista do Sul (2), Paverama (2), Salvador do Sul (2), Serafina Corrêa (2), Santa Cruz do Sul (2), Santa Maria (2), Taquara (2), Bento Gonçalves (1), Pantano Grande (1), Putinga (1), Itaara (1), Encantado (1), Segredo (1), São João do Polêsine (1), Silveira Martins (1) e Vera Cruz (1). Segundo o boletim das 9h da Defesa Civil, há 74 desaparecidos, 56 feridos, 17.087 desalojados e 7.165 pessoas em abrigos nos 235 municípios atingidos. No total, 351.639 pessoas foram afetadas.

Em alerta máximo para inundações, as autoridades gaúchas se preparam para uma cheia história do rio Guaíba, principal do estado, e que pode chegar a 5 metros nas próximas horas.

Caso a previsão, feita pelo governador Eduardo Leite (PSDB), nessa quinta, se concretize, a marca vai superar a registrada em 1941, ano da maior enchente da cidade, em que água do principal rio do estado chegou a 4,76m.

Leia também

O Guaíba, inclusive, transbordou no começo da manhã desta sexta-feira (3) e provocou o bloqueio total na orla e em avenidas, como a Oswaldo Gonçalves Cruz. O a inundação foi confirmada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre.

Na noite dessa quinta-feira (2), o Guaíba já indicava que iria trasbordar. Às 21h, o instituto Metsul apontou que o nível atingiu marca de 3,50 metros na régua do Cais Mauá, no Centro da cidade.

O governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública por conta dos temporais.


Participe dos canais da Itatiaia:

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.