Ouvindo...

Chuva no RS: rio Guaíba transborda e bloqueia avenidas em Porto Alegre

Nível do Guaíba seguirá subindo acentuadamente e vai ultrapassar a marca dos 4,00 metros

Rio Grande do Sul vive umas das piores chuvas da história

O rio Guaíba, em Porto Alegre-RS, transbordou no começo da manhã desta sexta-feira (3) e provocou o bloqueio total na orla e em avenidas, como a Oswaldo Gonçalves Cruz. O transbordamento foi confirmado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre.

O Rio Grande do Sul enfrenta umas das piores chuvas da histórica. O número de mortos chega a 32. O governo decretou estado de calamidade pública por conta dos temporais.

Na noite dessa quinta-feira (2), o Guaíba já indicava que iria trasbordar. Às 21h, o instituto Metsul apontou que o nível atingiu marca de 3,50 metros na régua do Cais Mauá, no Centro da cidade, tornando-se a segunda maior cota já observada desde o começo dos dados, há 150 anos.

“Com os 3,50 metros, foram superados os dois picos de cheia do ano passado de 3,18 metros de setembro e os 3,46 metros de novembro. A marca iguala o que desde 1941 era a segunda maior cheia da história da capital, a de 1873 que marcou 3,50 metros, mas que imediatamente será superada. O máximo do Guaíba segue sendo os 4,76 metros de maio de 1941”, destacou o instituto, que alertou:

“O nível do Guaíba seguirá subindo acentuadamente e vai ultrapassar a marca dos 4,00 metros. O governo do estado e o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS afirmam que o Guaíba atingirá mais de 5,00 metros, superando a enchente de 1941”.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.