As fortes chuvas que atingem Porto Alegre nos últimos dias devem fazer com que o nível do rio Guaíba atinja uma marca histórica. De acordo com o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), o Guaíba pode chegar a 5 metros nas próximas horas. Caso a previsão de Leite se concretize, a marca vai superar a registrada em 1941, ano da maior enchente da cidade, em que água do principal rio do estado chegou a 4,76m.
A última atualização da prefeitura da capital gaúcha indicou que o nível do Guaíba está em 3,37m. Segundo Leite, o rio está subindo 8 cm a cada hora. Nesse ritmo, o nível do rio deve chegar a 4 metros durante a madrugada, o que já havia sido estimado mais cedo pelo governo do Estado.
Agora, a equipe da Defesa Civil já estima que a água alcançará os 5 metros ao longo desta sexta-feira (3). “Vai atingir um nível que nós nunca vimos. É muito factível que chegará a 5 metros ao longo do dia de amanhã", disse o governador.
Motivos do alagamento
De acordo com Estael Sias, meteorologista da MetSul, o principal fator que contribui para a elevação das águas do Guaíba é o de que seus principais afluentes também estão apresentando níveis altíssimos de inundação, exemplo do rio Jacuí e do sistema Taquari-Antas, em razão do grande volume de chuva registrado no Rio Grande do Sul nos últimos dias.
O rio Taquari, inclusive, registou cenas impressionantes nesta quinta, com a ponte que liga as cidades de Lajeado e Estrela, pela BR-368, sendo praticamente submersa com o aumento do nível do rio.
Enchente de 1941
A enchente registrada no Guaíba entre os meses de abril e maio de 1941 foi a maior da história de Porto Alegre. O rio alcançou a cota histórica de 4,76 metros, bem acima da média de 1 metro. Com a cheia, o Centro da capital gaúcha ficou inundado e barcos passaram a trafegar nas ruas da cidade. Quase 25% dos moradores de Porto Alegre na época ficaram desabrigados, sem água ou energia elétrica. Os prejuízos foram estimados em 50 milhões de dólares na época.
Previsão do tempo
O alerta de inundação do Guaíba se sustenta pela previsão do tempo dos próximos dias. De acordo com a MetSul, deve chover em Porto Alegre todos os dias até o próximo domingo (2). Nesta sexta, inclusive, é esperado um volume de 30,9 mm na na capital gaúcha. Ainda segundo o instituto, apenas na segunda-feira a chuva deverá da trégua, mas a precipitação deve retornar com força novamente na quinta-feira (9).
24 mortos
O temporal no Rio Grande do Sul já deixou 24 pessoas mortas em todo o estado. No último boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado às 11h58 desta quinta (2), foram confirmadas 13 mortes. A Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar confirmam outros 11 óbitos. A informação foi consolidada pelo Grupo RBS.
Ainda segundo a Defesa Civil, 21 pessoas estão desaparecidas, sendo oito em Candelária, seis em Encantado, uma em Passa Sete, quatro em Roca Sales e duas em São Vendelino.
Estado de calamidade
O Rio Grande do Sul
O documento destaca que o RS é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III — caracterizados por danos e prejuízos elevados. O decreto fica em vigor por 180 dias.
Recomendações da Defesa Civil:
- Se puder, permaneça em casa;
- Esteja atento aos boletins meteorológicos e alertas de emergência emitidos pelo Estado;
- Siga as instruções das autoridades locais e utilize as rotas de evacuação recomendadas;
- Evite o deslocamento para regiões afetadas;
- Se morar em área de risco, abandone o local com antecedência;
- Separe os documentos importantes e embale-os em sacos plásticos;
- Ao sair desligue a chave geral de eletricidade, água ou gás;
- Evite atravessar as águas de carro ou a pé;
- Se ficar isolado em local inseguro, chame imediatamente o Corpo de Bombeiros (193);
- Encha recipientes com água potável para uso em caso de interrupção no fornecimento;
- Não enfrente cursos d’água com correnteza, pois você e seu veículo podem ser arrastados.
- Caso seja surpreendido por uma inundação, fique atento ao nível de água observando os demais veículos;
- Se o nível da água tiver ultrapassado o meio da roda, desligue o veículo, desça e, a pé, procure um lugar seguro para permanecer;
- Se o nível da água tiver ultrapassado o nível da porta, desça pela janela do carro, suba ao teto do veículo e pegue um cinto de segurança para se segurar até a chegada do resgate;
- Somente siga dirigindo, com a atenção redobrada, se o nível da água estiver abaixo do nível da roda.