Um grupo acusado de tráfico internacional, responsável por aliciar e enviar brasileiros ao exterior para fins de exploração laboral e coação à prática de crimes cibernéticos, é alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta terça-feira (16).
A “Operação Dark Net” busca cumprir quatro mandados de prisões temporárias e 11 mandados judiciais de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Ceará e Maranhão.
Leia também:
PF prende desembargador federal na segunda fase da Operação Unha e Carne no RJ PF deflagra Operação Igapó contra esquema de corrupção com agentes públicos e privados
De acordo com a corporação, as investigações começaram a partir da prisão de 109 pessoas na Nigéria. Entre elas, estavam cinco brasileiros investigados por praticarem crimes na internet.
Esquema de recrutamento para BETs
As apurações revelaram um esquema em que vítimas eram recrutadas por meio de redes socias e plataformas digitais. Para elas, eram feitas promessas de altos salários e oportunidades de trabalho em empresas do setor de jogos on-line.
A Polícia Federal descobriu que brasileiros foram contratados por uma empresa de jogos esportivos, que ficaram comumente conhecidas como “bet”. A companhia seria responsável pela operação de duas plataformas no Brasil.
Segundo a PF, quando já estavam no exterior, os trabalhadores eram submetidos a jornadas exaustivas, retenção de documentos, restrição de liberdade, vigilância armada e imposição de dívidas.
Além dos mandados, são cumpridas medidas cautelares pessoais e patrimoniais, como bloqueio e sequestro de bens e valores que superam R$ 446 milhões.