A socialite Regina Lemos Gonçalves, de 88 anos, acusa o ex-motorista, José Marcos Chaves, de mantê-la presa no próprio apartamento por mais de dez anos. O endereço? É em Copacabana, no Rio de Janeiro, um dos mais simbólicos da cidade carioca, no Edifício Chopin, na Zona Sul.
Mas afinal de contas, quem é Regina Lemos Gonçalves e como essa história começou?
Regina Lemos Gonçalves tem 88 anos e não tem filhos. Ela herdou uma fortuna bilionária quando seu marido, Nestor Gonçalves, morreu há 30 anos. Ele era fazendeiro, empresário e chegou a ser dono do parque gráfico que produzia os baralhos da Copag, um dos mais populares no Brasil.
A socialite, era conhecida por dar grandes festas em seu luxuoso apartamento, mas deixou de ser visto nas áreas comuns do prédio e perdeu o contato com os vizinhos. A partir disso, uma denúncia anônima foi feita ao Ministério Público do Rio de Janeiro, em maio de 2022, quando disseram que tentavam contato com Regina, mas não tiveram sucesso. Com os telefone sob o controle de José Marcos, desculpas e respostas curtas eram apresentadas por ele.
Regina alega que ficou presa no apartamento com o ex-motorista por 10 anos e que apenas em 2 de janeiro deste ano, ela conseguiu sair sozinha e foi até a casa do seu único irmão, que também mora em Copacabana. Segundo ela, a ação foi uma fuga.
“Eu resolvi fugir. Resolvi pôr um final nisso. O dia que eu fui procurar a casa do meu irmão, falei, cheguei, eles assustaram. Eu havia emagrecido mais de 30 quilos. Tava osso puro”, conta ela, ao Fantástico, nesse domingo (28).
A socialite afirma que José Marcos a mantinha isolada. “Ele pegava celular.... Eu vivia assim... Sem poder ter contato com ninguém. E tudo do jeito que ele pensava e depois saía, eu ficava. Eu ficava em cativeiro.”
O que diz José Marcos Chaves
José Marcos alega que os dois tiveram um relacionamento amoroso e que ele era marido de Regina, porém, a socialite nega. No caso, ainda existe uma escritura de união estável registrada em 2021. Naquela época, José Marcos estava com 50 anos e Regina, 85. O documento alga que ambos estavam conscientes, principalmente Regina, que teve dois atestados psiquiátricos apresentados para comprar a saúde.
Porém, no ano passado, José Marcos apresentou à Justiça um terceiro laudo psiquiátrico, que não condiz com os outros apresentados, já que este alega que Regina sofria de demência avançada, com grave déficit cognitivo, sendo incapaz de cuidar de deus bens.
Situação atual
Após toda a situação, agora há duas decisões judiciais, tanto na área criminal, onde José está proibido de se aproximar de Regina, como na área cível, onde o ex-motorista é responsável por administrar todos os bens da mulher.
Ainda de acordo com a reportagem da TV Globo, no dia 6 de janeiro, policiais foram até o apartamento, mas não encontrar José Marcos. Segundo os porteiros, o homem saiu assim que avistou a viatura. Dias depois, José Marcos alegou à Justiça que Regina saiu de casa devido a um surto decorrente de seu estado de fragilidade e confusão mental.
Apesar da ordem de proteção, ele obteve na Justiça o direito de ser o curador dela, recebendo autoridade para administrar todo o patrimônio da socialite, conforme previsto na união estável. O ex-motorista não quis de posicionar e seu advogado afirmou que não iria se pronunciar sobre o caso.