Um temporal atingiu o Sul do Espírito Santo durante a madrugada deste sábado (23). Na cidade, o acumulado chegou a 295 milímetros e a força da água arrastou vários carros e um caminhão do Corpo de Bombeiros.
No vídeo gravado por moradores da cidade de Mimoso do Sul, é possível ver a força da água arrastando tudo o que vê pela frente. “Ai agora, olha que doideira. Não sei nem o que fazer. Os bombeiros estão lá dentro agarrados, eles vão fazer o quê? Olha lá, outro carro lá", diz uma pessoa que filma a enxurrada.
📽️Vídeo - Redes Sociais pic.twitter.com/kFu0KtX4k7
— Itatiaia (@itatiaia) March 23, 2024
Em cidades vizinhas, a situação também foi de tragédia. Vargem Alta, Bom Jesus do Norte, Alegre, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim e Alfredo Chaves, registraram chuva forte nas últimas horas. De acordo com informações dos militares, a equipe do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, não estava no local e todos passam bem.
Conforme o balanço da Defesa Civil do Espírito Santo, divulgado na manhã deste sábado (23), nas últimas 24 horas as chuvas intensas atingiram principalmente o sul do Estado. 12 municípios da região tiveram mais de 80mm de chuvas acumulados, com destaque para as cidades de Bom Jesus do Norte e Mimoso do Sul, com 295 e 228 mm de chuva acumulados respectivamente.
Leia mais:
O órgão atualizou ainda que ao todo são 40 alertas vigentes em estado de atenção. A cidade está sendo monitorada desde a noite dessa sexta-feira (22)gerando os alertas necessários.
Até o momento, por volta das 9h, o estado contabiliza 101 desalojados. Não há registro de feridos ou óbitos.
Alerta vermelho para o Espírito Santo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para a possibilidade de chuvas intensas na Região Sudeste do Brasil. Somente no Espírito Santo, são três avisos de diferentes níveis emitidos pelo órgão de monitoramento climático que estão vigentes.
Por lá, 190 cidades podem ter chuvas entre 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Há ainda, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Três avisos de diferentes níveis emitidos pelo Inmet, órgão de monitoramento climático, que estão vigentes.