Ouvindo...

Brasileiro lidera primeiro transplante de rim de porco para humano, nos EUA

O paciente é um homem de 62 anos com doença renal em estágio terminal em Boston, Massachusetts (EUA)

O procedimento marca um avanço significativo na busca por órgãos para transplantes médicos

O médico brasileiro Leonardo Riella liderou o primeiro transplante bem-sucedido de um rim de porco para um ser humano em Boston, nos Estados Unidos, anunicou o Massachusetts General Hospital (MGH) nesta quinta-feira.

O procedimento, realizado no último sábado (16), durou aproximadamente 4h e marca um avanço significativo na busca por órgãos mais prontamente disponíveis para transplantes.

O paciente, um homem de 62 anos com doença renal em estágio terminal, está se recuperando bem, segundo o hospital.

O Dr. Leonardo Riella contou com uma equipe composta por cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e outros especialistas do Centro de Transplantes do Massachusetts General Hospital (MGH).

Leia também

Inovação

O rim de porco foi geneticamente editado para melhorar sua compatibilidade com humanos e eliminar riscos de infecção, segundo os médicos.

O transplante pode ser uma esperança para milhões de pacientes ao redor do mundo que sofrem de insuficiência renal e precisam de transplante com urgência.

“Quase sete décadas após o primeiro transplante bem-sucedido de rim, nossos clínicos mais uma vez demonstraram nosso compromisso em fornecer tratamentos inovadores e ajudar a aliviar o fardo da doença para nossos pacientes”, disse Anne Klibanski, MD, Presidente e CEO do Mass General Brigham.

“Os pesquisadores e clínicos do Mass General Brigham (sistema de saúde integrado ao Massachusetts General Hospital) estão constantemente expandindo os limites da ciência para transformar a medicina e resolver problemas de saúde significativos enfrentados por nossos pacientes”, completou a executiva do Massachusetts General Hospital (MGH).

Participe dos canais da Itatiaia:

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.